Últimas notícias:

Loading...

Bolo de fubá cremoso e seus 500 anos de história; veja receita

Aprenda a fazer e conheça a história secular dessa receita nativa do Brasil pré-colonização

Um dos ingredientes que vale a pena ter na dispensa é o fubá. Alimento não perecível, que dura bastante e pode virar tanta receita gostosa. Das inúmeras opções, com certeza o bolo de fubá cremoso é o que mais agrada a todas as idades, ainda mais acompanhando de um cafezinho passado na hora.

Vem aprender a fazer esse bolo de forma simples para ter um lanche diferenciado.

Boa leitura.

Bolo de fubá cremoso – acervo CyberCook

Onde o trigo faltou o milho brilhou

Um dos avanços da humanidade foi a agricultura, e o cultivo do trigo foi uma revolução que proporcionou que mais pessoas fossem alimentadas, já que é um grão que cresce bem e sua farinha é base de vários preparos, de pães e cervejas.

Porém, nem todo lugar tinha trigo em abundância, aqui no Brasil mesmo, na época da colonização eram poucos os colonos que tinham plantações de trigo, só que os nativos já tinham a alternativa prontinha aqui.

O milho já era cultivado pelos índios no Brasil e sua farinha utilizada bem antes da chegada dos portugueses. O fubá já era a base de vários preparos, incluindo o bolo de fubá que vamos aprender aqui.

Receita de bolo de fubá

Na época da colonização não tinha essa de bolo cremoso, foi só com o aprimoramento da receita ao longo dos anos que chegamos a esse passo a passo que você verá na sequência:

Ingredientes:

  • Fubá 2 copos
  • Farinha de trigo 1 copo
  • Óleo de milho 1 copo
  • Leite 2 copos
  • Açúcar 1 1/2 copos
  • Ovo 3 unidades
  • Fermento químico em pó 1 colher (sopa)

Como fazer bolo de fubá:

Bata tudo no liquidificador e só depois acrescente a colher de sopa de fermento. Unte uma assadeira de buraco e polvilhe com farinha de trigo para então colocar no forno pré-aquecido em temperatura média por mais ou menos 20 minutos ou até que o palito saia limpo.

Turbine seu bolo de fubá, colocando uma colher de chá de erva doce, assim, você vai ter aquele sabor de fazenda. Você também pode colocar pedacinhos de goiabada cascão passadas no fubá e salpicadas sobre a massa antes de assar. Vale a pena experimentar!

Uma dica importante para qualquer bolo feito no liquidificador é colocar o fermento sempre por último, de preferência, sem bater para que comece a reação só no forno.

Experimente também incrementar o preparo com essas variações abaixo:

Bolo de fubá com cream cheese
Bolo de fubá simples
Bolo de fubá com goiabada
Bolo de fubá com queijo

Fubá: o ingrediente versátil

Pelo que sabemos, o uso do fubá na culinária brasileira tem pelo menos 500 anos. Por isso, deu tempo para surgir tanta coisa boa com esse ingrediente, como o bolo que você aprendeu acima, mas também pratos para uma refeição completa.

Então, vamos falar um pouquinho sobre onde mais o fubá pode brilhar nas receitas.

Broa de fubá

O interessante da broa de fubá é que é um bolinho com textura muito singular. É crocante, ao mesmo tempo macio e ainda saboroso.

Combina demais com o cafezinho depois do almoço!

Acervo CyberCook

Sopa de fubá com couve

Outra combinação interessante para o paladar é o fubá com a couve. Ele ajuda a dar uma boa encorpada no caldo e ajuda a exalar aromas incríveis das especiarias.

Aproveite que estamos nessa época de friozinho para aproveitar essa sopa deliciosa!

Soba de fubá com couve – acervo CyberCook

Polenta com frango

Um clássico das fazendas, a polenta com frango é de dar água na boca!

Incremente o preparo da polenta com queijo ralado na hora.

Acervo CyberCook

No mais, agora é preaquecer o forno e fazer esse bolo de fubá cremoso para acompanhar o café da tarde, enquanto pensa quais dessas receitas podem estar na mesa do jantar.

Bom apetite!

CyberCook

Em parceria com CyberCook

O CyberCook é uma plataforma de culinária com mais de 90 mil receitas dedicadas a inspirar e facilitar a vida das pessoas.

Compartilhe:

Tags: #Receita

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário CyberCook

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.