Casca de banana rende receita de vinagrete sustentável e delicioso

Por Cristina Luckner, da eduK

O mundo precisa ser sustentável. Esse conceito, que permeia discussões e preocupações, está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Para que algo seja considerado sustentável, é preciso integrar economia, sociedade e ambiente. É possível atender às necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta? Algumas ações são simples e não dependem de grandes acordos entre nações. Reciclar o lixo, usar menos o carro, gastar menos energia e não desperdiçar alimentos são apenas alguns exemplos de ações que só dependem de você. Vamos começar agora?

Vinagrete de casca de banana é delicioso e sustentável
Créditos: Luiz Padovan
Vinagrete de casca de banana é delicioso e sustentável

A chef Paloma Zaragoza quer ganhar essa luta pelo estômago. Ela é uma pesquisadora de alimentação sustentável e voluntária da ONG Banco de Alimentos. Paloma começou a entender e estudar mais profundamente o conceito de desperdício de alimentos e otimização dos recursos e processos da cadeia alimentar e garante: dá para comer superbem e não desperdiçar nenhum alimento na sua cozinha.

Paloma Zaragoza finaliza vinagrete de casca de banana com coco ralado
Créditos: Luiz Padovan
Paloma Zaragoza finaliza vinagrete de casca de banana com coco ralado

Por acreditar na promoção de uma mudança positiva no mundo, Paloma criou o espaço “Como me lo Como“, em que hospeda jantares, eventos e workshops. Paloma também vai dividir todo o seu conhecimento — e suas deliciosas receitas — no curso on-line “Receitas sustentáveis: zero desperdício“, que será transmitido de graça pela eduK nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, das 14h às 17h. Sustentabilidade na cozinha é ser criativo, reduzir desperdícios e otimizar recursos.

Veja a receita exclusiva de vinagrete de casca de banana que a Paloma Zaragoza vai ensinar no curso Receitas sustentáveis: zero desperdício e já vá testando sua veia sustentável, enquanto espera as aulas começarem:

Ingredientes:

3 bananas da terra verdes
1 tomate
1/2 cebola
Coentro
Salsinha
Coco ralado à gosto
Sal à gosto
Azeite à gosto
Óleo para fritar

Modo de preparo:

Descasque as bananas e reserve as cascas. Com uma faca, fatie a banana formando tiras na longitudinal. Em uma frigideira com óleo, frite as tiras de banana de duas em duas, por 30 a 40 segundos, e retire assim que ficarem douradas. Acrescente uma pitadinha de sal nas bananas enquanto elas descansam sobre um papel toalha.

O próximo passo é colocar as cascas da banana em uma panela de pressão e colocar água, o suficiente para cobri-las. Quando fizer pressão, deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos. Retire as cascas e corte em cubinhos. Reserve.

Corte o tomate, retire a polpa e as sementes e corte em cubinhos. O mesmo com a cebola.

Coloque os ingredientes (casca da banana, tomate e cebola) em um bowl, acrescente o coentro e a salsinha e o ingrediente que vai dar um toque todo especial, o coco ralado. Dica da chef Paloma: vá colocando aos poucos e provando, mas não sobreponha o sabor delicado da casca da banana. Acerte o sal e o azeite, misturando com cuidado e amor.

Para a montagem, posicione as tiras de banana frita e, na pontinha de cada uma, coloque uma colher de sobremesa do vinagrete. Hmmmmm! E essa receita combina também com peixes assados, churrasco de carnes picantes e como acompanhamento para uma salada. Sustentável e delicioso!

Fatias de banana com vinagrete de casca de banana