Coma com café: broa com goiabada

Farinha de milho e goiabada é uma das melhores combinações que existem na cozinha brasileira. Então por que não unir esses dois sabores na clássica broa de fubá? O resultado é uma espécie de cookie bem brasileiro, que cai bem no café da manhã, no lanche e até como sobremesa.

A broa Caxambu – base dessa receita – é aquela cuja textura lembra mais um biscoito do que um pão ou bolo: é crocante por fora e deliciosamente quebradiça por dentro. Daí a semelhança entre a broa com pedacinhos de goiabada e o clássico cookie americano com chips de chocolate.

Broa é ideal para o café da manhã

Broa de fubá Caxambu

Rendimento: 12 bolinhos   Tempo de preparo: a jato

– 100g de farinha de trigo

– 100g de fubá de milho

– 100g de açúcar

– ½ colher de sopa de fermento em pó químico

– 1 ovo jumbo

– 60g de manteiga sem sal

– 100g de goiabada picada em cubinhos

– 1 gema para pincelar

Receita:

Ligue o forno em temperatura média. Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture com as mãos até obter uma massa consistente e conseguir fazer bolinhas. Se precisar, humedecer levemente as mãos para enrolar a massa. Faça uma bolinha, achate, colocar uns dois cubinhos de goiabada, faça novamente uma bola com essa massa e finalize achatando-a só um pouquinho para acrescentar mais alguns cubos do doce por cima, afundando-os levemente. Pincele cada broa com uma gema batida e as distribua em uma assadeira. Leve ao forno médio pré aquecido por cerca de 10 minutos. De preferência, deixe as broas esfriarem no próprio tabuleiro e delicie-se.