Últimas notícias:

Loading...
EM ALTA

Aprenda a fazer um bolo sem ovo super saboroso

Seja para os alérgicos, veganos ou quem está evitando por algum problema médico, esse bolo mesmo sem ovo, fica fofinho, leve e o principal, saboroso.

Hoje em dia as restrições alimentares têm se tornado mais frequentes e isso acaba privando algumas pessoas de consumir suas receitas favoritas, seja por alguma alergia, dieta restritiva ou mesmo por aderir a movimentos veganos, por exemplo.

Para dar mais opções a quem sofre para achar pratos saborosos sem alguns ingredientes devido a alguma restrição, vamos trazer uma receita ótima do Cybercook: é um bolo delicioso que não leva ovos.

Crédito: Por CybercookAcervo CyberCook

Alergia, restrição ou veganismo

Primeiro é importante diferenciar que os motivos para uma pessoa não comer ovo são os mais variados e devem ser igualmente respeitados, porém em alguns casos o menor erro pode ser grave.

Um exemplo disso é nas alergias, pois a pessoa que sofre dessa condição não pode consumir o alimento de nenhuma forma, por isso normalmente recorrem a comida feita em casa para ter segurança em relação à substância  que causa a reação.

Já na restrição, estamos falando de alguma recomendação médica, onde pode ser solicitado cortar o ovo da dieta para controlar o colesterol. Isso pode significar o consumo do alimento em si e menos o seu uso em receitas, mas isso varia de caso a caso.

Por fim, o veganismo é um movimento onde a pessoa escolhe não consumir nada de origem animal por princípios, e isso pode limitar muito as escolhas de receitas, por isso preparos como esse bolo sem ovo são de grande ajuda para comer bem sem quebrar suas convicções.

Receita de bolo sem ovo

É importante reforçar que essa receita é para uma massa de bolo sem ovo, porém não é totalmente vegana pois usa iogurte natural. Caso queira, pode substituir pelo leite de amêndoas que funciona bem.

Enfim, vamos ao passo a passo desse bolo sem ovo:

Ingredientes

  • Farinha de trigo 200 gramas
  • Fermento químico em pó 4 colheres (chá)
  • Óleo de girassol 4 colheres (sopa)
  • Iogurte Natural 2 colheres (sopa)
  • Uva Passa Branca 150 gramas

Como fazer

Bata bem todos os ingredientes no liquidificador e coloque em uma fôrma untada e enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido, a 180ºC (médio).
Obs: este bolo é menos fofo que os outros pães-de-ló, porém, é uma ótima receita para pessoas que fazem dietas especiais, inclusive para diabéticos.
Mais receitas de bolos para quem tem restrição a outros ingredientes:

Bolo de Chocolate sem Ovos
Bolo de Fubá sem Ovos e sem Leite
Bolo sem Ovo com Baunilha
Bolo de Leite sem Glúten e sem Ovo
Bolo de Leite Condensado sem Fermento

Substituição de ingredientes clássicos

Se você tem alguma restrição alimentar, seja de origem alérgica, vegana ou só uma dieta mais focada, aprender como substituir ingredientes vai ser algo fundamental para que possa continuar saboreando pratos gostosos.

O mercado conhecido como “plant based” tem crescido muito, e tem fornecido substitutos ótimos para insumos que antes só vinham de origem animal. Por exemplo, hoje já temos uma variedade de leites vegetais enorme, como leite de amêndoas, de soja, de coco, de castanha, de arroz e muito mais.

Para substituir ovos temos outros tipos de emulsificantes, inclusive um que é bastante funcional que é usar a banana bem madura, quase passada, que vai cumprir a função do ovo perfeitamente.

Já nas farinhas, principalmente para quem tem restrição ao glúten, tem versões feitas de amêndoas, amendoim, castanhas e em alguns casos até a farinha de aveia pode funcionar.

Por fim, quem não tem restrição mas está em busca de uma dieta menos calórica, deve substituir o açúcar por xilitol, pois assim você se mantém na dieta sem abrir mão de um docinho de vez em quando.

Esse bolo sem ovo é apenas uma das opções que temos para quem tem restrição, fique ligado aqui no blog que está cheio de conteúdos para veganos e alérgicos comerem bem.

CyberCook

Em parceria com CyberCook

O CyberCook é uma plataforma de culinária com mais de 90 mil receitas dedicadas a inspirar e facilitar a vida das pessoas.

Compartilhe:

Tags: #Doce

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário CyberCook

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

?>