Confira a tradicional receita de Bacalhau à Brás
Siga todo o passo a passo para não ter erro nesta receita
O bacalhau é uma das principais escolhas dos brasileiros para o almoço de Páscoa. O peixe, que geralmente encontramos salgado ou congelado, é de fácil preparo e também muito versátil. Em vez de servi-lo em postas, cozido com legumes, que tal inovar e fazê-lo de um jeitinho diferente? Confira a receita de Bacalhau à Brás:
Essa receita pode ser servida como prato principal ou entradinha (colocando em ramequins pequeninos, com salsinha picada por cima). Prato típico da cozinha portuguesa, o Bacalhau à Brás vai conquistar a todos.
Antes de começar a receita, algumas recomendações:
– vamos usar o bacalhau já dessalgado na receita
– ao desfiar o bacalhau, faça uma “varredura” minuciosa, para não passar nenhuma espinha
– tempere com sal, se necessário, somente no final, pois o bacalhau (mesmo dessalgado) ainda pode ficar salgadinho
Assista ao vídeo abaixo para conferir o passo a passo da receita. Confira também outras dicas e receitas no Instagram do Gordelícias.
BACALHAU À BRAS
INGREDIENTES
500g de bacalhau dessalgado
1 litro de água filtrada
4 colheres de sopa de azeite
1 cebola fatiada em pétalas
2 dentes de alho picados
1 maço de salsinha picada
4 ovos
200g de batata palha
MODO DE PREPARO
1. Com o bacalhau já dessalgado, vamos fervê-lo em uma panela média pra grande. Cozinhe em água por 5 minutos, até levantar fervura. Escorra a água e reserve, até que esfrie levemente.
2. Com as mãos, vá desfiando os pedaços, descartando as espinhas e pele. Se você quiser sentir mais os pedaços de bacalhau, pode deixar as lascas um pouco maiores. Na minha opinião, fica mais saboroso. Reserve o bacalhau desfiado.
3. Em outra panela, doure a cebola fatiada em pétalas (fogo médio, para não queimar a cebola). Em seguida, acrescente o alho picado e frite um pouco, sem queimar.
4. Quando o alho começar a dourar, junte o bacalhau e cozinhe por uns 5 minutos, para que os sabores se combinem. Em seguida, acrescente a salsinha, a batata palha e as azeitonas pretas.
5. Por fim, é hora dos ovos. Em uma tigela, bata-os ligeiramente com um garfo. Reduza o fogo para chama mínima e acrescente os ovos batidos, mexendo sem parar. PS: não pare de mexer, para que o ovo não coagule, se tornando um grande omelete. Queremos uma textura cremosa!
Para meu paladar, não vi necessidade de temperar com sal. Mas não deixe de experimentar nesta etapa.
Despeje o bacalhau em um refratário e finalize com mais salsinha e azeitonas.
Texto escrito por Raquel Arellano, do Gordelícias.