Coxinha, de segredo da nobreza a salgado popular; veja receita
Conheça mais sobre essa iguaria que tem muita identificação com nossa cultura e uma história curiosa por trás da sua invenção!
A coxinha é sem dúvida o salgado mais popular do Brasil, até pode ter suas variações regionais, mas a base é aquela tradicional com a pontinha e o empanamento delicioso de sempre.
Vem ver como preparar uma coxinha deliciosa e também um pouquinho da história dessa iguaria brasileira.
Boa leitura.
- Esta é quantidade ideal de café para prevenir diabetes e doenças cardíacas
- Torres del Paine: como chegar, onde hospedar e quanto custa
- Este alimento, geralmente jogado no lixo, pode melhorar a saúde do seu coração
- Túmulos kofun: conheça um dos maiores mistérios do Japão
Um segredo no interior de São Paulo
Apesar de controversa, a história por trás do salgado que é mais aceita é a de Nadir Cavazin no seu livro Histórias e Receitas, em que aborda o surgimento da coxinha de forma bem curiosa.
Segundo ela, foi em Limeira, interior de São Paulo, no século XIX, onde estava escondido um menino nobre que, reza a lenda, era filho da Princesa Isabel com o Conde D’Eu, e ficava por lá em segredo por possuir uma deficiência mental.
Ainda segundo a história, a criança era muito chata para comer, gostando apenas de peito, asa e coxa de frango, e uma vez que tinha pouca carne, a cozinheira num lampejo de criatividade resolveu colocar a massa com frango desfiado para render mais, e aí fez o formato tradicional da coxinha para ver se ludibriava o menino de alguma forma.
E não é que deu certo? O menino amou o salgado e só queria comer coxinha depois disso, tanto que sua suposta avó, a imperatriz Teresa Cristina resolveu experimentar e também se apaixonou, e a partir daí a popularidade da iguaria só cresceu.
Em todo caso, apesar de ser uma história muito interessante, parece mais uma lenda divertida do que uma realidade, uma vez que não há relatos ou documentos que sustentem que a Princesa Isabel tenha tido um filho que se encaixe nas descrições.
Se é uma lenda ou não, fato é que a coxinha realmente caiu nas graças do povo, dos nobres aos plebeus, e agora a receita tá ao seu alcance para uma versão caseira deliciosa.
Receita de coxinha:
Ingredientes:
- Leite 4 copos
- Farinha de trigo 4 copos
- Caldo de Frango 1 tablete
- Manteiga 1 colher (sopa)
Recheio:
- Peito de frango desossado 400 gramas
- Tomate a gosto
- Cebola a gosto
- Azeite a gosto
- Salsinha a gosto
Como fazer massa de coxinha:
Coloque o leite, o caldo de galinha e a manteiga numa panela e leve ao fogo. Depois coloque a farinha de trigo e mexa sem parar, até desgrudar da panela. Recheie, empane passando a coxinha em um ovo e em seguida na farinha de rosca. Frite as coxinhas.
Recheio:
Refogue o peito de frango, com a cebola picada, o tomate e o azeite. Por último acrescente a salsinha picada e reserve.
Você pode substituir até 2 copos de leite pela mesma quantidade do caldo onde cozinhou o frango antes de desfiar, que agrega ainda mais sabor a massa. Lembre-se de experimentar para corrigir o sal caso seja necessário.
Aproveite também para conhecer alguns preparos de coxinha variados para compor seu repertório:
Coxinha Simples
Coxinha de Frango
Massa Rápida de Coxinha
Coxinha de Batata
Dicas para um empanado perfeito
Para a coxinha ideal, além de um recheio cremoso e suculento, é necessário que a massa tenha aquele empanamento super crocante, e para isso, é importante dominar algumas técnicas bases para auxiliar nos preparos.
O empanado correto é o que dá a cor dourada e a textura inconfundível de uma coxinha e de vários outros salgados, por isso é uma etapa muito importante para ter um prato de qualidade ao final do preparo.
Para te auxiliar, vamos trazer quatro passos para um empanamento perfeito que vão melhorar a sua técnica:
Após modelar os salgados, com a massa já fria, é importante empaná-los imediatamente, assim você garante que a farinha usada tenha melhor aderência ao salgado, certificando um empanamento uniforme.
Para dar mais sabor ao empanado de seus salgados acrescente na farinha de rosca um pouco de caldo de galinha em pó, ervas finas ou orégano, assim você dá um toque todo especial a sua coxinha.
Para que a mistura do empanado se mantenha conservada por mais tempo, sem perder a qualidade, o ideal é que esse preparo seja armazenado em temperatura de geladeira.
Uma outra dica de empanamento é utilizar somente a clara do ovo ao invés dele inteiro, pois dessa forma a clara contribui para agregar mais a farinha de rosca ao salgado, aumentando a crocância e não comprometendo com o forte sabor da gema.
Salgadinhos para uma festa completa
Nem só de coxinha se faz uma festinha, é bom ter outros salgados para agradar todos os convidados.
Então, vamos trazer opções dos parceiros ideais da coxinha para abrilhantar sua festa.
Outro clássico dos bares e festas de aniversário é a salsicha empanada. Esta versão é simples e bastante econômica, além de render bastante, ideal para compor a mesa da sua próxima festa ou mesmo servir de aperitivo.
Enroladinho de Presunto e Queijo
Uma opção também deliciosa é o enroladinho de presunto e queijo, com massa cheia de crocância e aquele recheio que vem derretendo. Presunto e queijo é o recheio base, mas com essa massa você pode usar a própria salsicha, calabresa e até palmito para uma versão vegetariana.
Por último, não pode faltar um delicioso e crocante kibe na mesa da sua festa, e essa é a receita ideal para isso. Uma versão simples, mas cheia de sabor para você ter kibes sequinhos e gostosos para servir.
Com todas essas opções sua festa estará bem servida de salgados, ou se quiser, pode fazer umas coxinhas para um lanche diferenciado de vez em quando que com certeza agrada crianças e adultos.
O importante é cozinhar essas receitas que antes só comíamos no boteco, no conforto de casa, com bons ingredientes.
Bom apetite!