Feijoada vegana com sabor defumado irresistível e sem crueldade
As opções de feijoadas vegetarianas já são muito frequentes em restaurantes. Em muitos lugares é possível encontrar e saborear o prato. Aqui o objetivo não é criticar. Todas as feijoadas que consumimos são extremamente deliciosas. Porém, é mais difícil encontrar feijoada vegana que se assemelhe à feijoada tradicional. Nesta receita, após várias tentativas, acreditamos que chegamos num sabor muito próximo. Todos os que comeram gostaram, inclusive aqueles que ainda consomem carne.
O objetivo nosso ao elaborar essa receita não foi criar uma feijoada light. Também reconhecemos que os ingredientes que nela estão não são tão acessíveis. Apesar de o preço ser muito semelhante ao dos ingredientes da feijoada tradicional, os ingredientes não são tão fáceis de encontrar, e dependendo de onde você more terá que recorrer à internet.
Superadas essas dificuldades, vale a pena experimentar essa receita. Se for possível, tire o sofrimento e a crueldade do seu prato e veja como é possível explorar as múltiplas vertentes do reino vegetal.
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
Acompanhe essa e muitas outras receitas em nossa pagina no instagram: LeJulet Veg
Feijoada vegana
Rendimento: 12 porções
Tempo de manuseio: 30 minutos
Tempo de cozimento: 60 minutos
Tempo total: 90 minutos
Ingredientes
- 1/2kg de feijão preto demolhado
- 2 litros de água para cozimento
- 2 linguiças veganas (utilizamos da marca goshen)
- 1 bandeija de shitake
- 1 barra de tofu defumado
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados ou amassados
- 1 colher de chá de tempero baiano
- 2 colheres de chá de fumaça em pó
- sal e pimenta do reino a gosto
- 4 folhas de louro
- azeite a gosto para refogar
Modo de preparo
- Deixe o feijão de molho em água por 12-24h.
- Despreze a água do molho e leve bem os grãos de feijão.
- Acrescente 2 litros de água e cozinhe o feijão preto na pressão por cerca de 45 minutos.
- Na panela que você utilizará para fazer a feijoada, refogue o alho, a cebola junto com sal, o tempero baiano e a fumaça. Reserve. Muito importante você refogar a fumaça, para tirar o gosto “artificial” dela.
- Separadamente, refogue nessa mesma panela a linguiça, o tofu e o shitake, um de cada vez. Reserve. Preferencialmente, deixe que esses ingredientes selem bem, permitindo que se forme uma crosta caramelizada no fundo da panela, o que construirá todo o sabor da sua feijoada.
- Após todo esse processo, acrescente todos os ingredientes nessa panela que já está caramelizada (feijão, tofu, linguiça, shitake, alho e cebola), lembrando de retirar as folhas de louro que estão no caldo do seu feijão.
- Acerte o sal e acrescente pimenta do reino.
- Enquanto todos os ingredientes cozinham, raspe bem o fundo da panela de forma a incorporar no seu caldo os sabores do fundo de sua panela.
- DICA MUITO IMPORTANTE: inicialmente o caldo da sua feijoada estará líquido (se não estiver, pode acrescentar mais água). Após acertar os temperos e incorporar a crosta do fundo da panela, deixa a sua feijoada em fogo médio sem mexer até formar uma película grossa nas laterais da panela e na parte superior da feijoada. Quando essa película estiver bem constituída, mexa delicadamente até que ela se incorpore no caldo, e repita esse processo até obter um caldo bem cremoso.
- Se tiver dificuldade ou tiver com pouco tempo ou paciência de fazer esse processo, faça sua feijoada com antecedência e com o caldo ainda líquido desligue o fogo e deixe ela repousar. O caldo naturalmente ficará mais cremoso. Na hora de comer é só esquentar, e se o caldo ainda estiver um pouco líquido pro seu gosto, basta fazer o passo 10 uma ou duas vezes.
- Sirva.