Feira gastronômica inspirada na obra de Oswald de Andrade comemora aniversário de SP

Feira inspirada no manifesto antropofágico reúne pratos com ingredientes brasileiros e transformados pelas influências estrangeiras

Por: Redação | Comunicar erro

No dia 25 de janeiro, São Paulo completa 460 anos e, na véspera do aniversário, a Oficina Cultural Oswald de Andrade presta uma grande homenagem à cidade com o projeto “Antropofagia Paulistana”.

O evento reúne os diferentes aspectos da cidade através de espetáculos teatrais,música e, principalmente, os sabores, cores e cheiros de sua comida com a Feirinha Gastronômica. Das 12h às 21h, com entrada de 5 a 15 reais.

A programação contará com espetáculos teatrais, música, feira gastronômica e projeção de fotos.

Sabores da poesia modernista 

Inspirada no “Manifesto Antropofágico” de Oswald de Andrade, a feira busca mostrar uma São Paulo que “deglute o mundo”, com  típicas receitas da cozinha brasileira influenciadas pela culinária estrangeira.

Com menus inspirados em citações da obra oswaldiana, 10 barracas de cozinheiros de destaque do cenário gastronômico paulistano serão montadas na área externa da Oficina. Confira a programação completa do evento. 

“Queremos a Revolução Caraíba. Maior que a Revolução Francesa. A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem.”

Vera Lúcia – Buffet Nordestino

Com sua Macaxeira Rösti, recheada com quatro opções de sabores: a Nordestina de carne seca e queijo muçarela, a Portuguesa com bacalhau em lascas e cebola, a Caipira com ragu de linguiça e milho verde, e a Francesinha de abobrinha com queijo roquefort.

“Contra as religiões de Meridiano.”

Nilcéia – do Acarajé da Barra

Apresenta duas versões do prato que mais representa a antropofagia gastronômica brasileira, o prato ícone da comida de santo e do sincretismo religioso, o tradicional acarajé em duas versões: a original e a modernista.

“Tupi, or not tupi that is the question.”

Antonio e Denise – da Terroir Brasil

Irão servir um sanduíche de pernil ao chutney de abacaxi, queijo brie e geléia de cebola roxa, e os tradicionais salgadinhos como o bolinho caipira com carne moída, coxinha de galinha e kibe.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:26
5 rolês gastronômicos pra curtir em SP no mês de maio
Selecionamos alguns dos festivais mais deliciosos que vão rolar ao longo do mês de maio em São Paulo. E se …
2
01:39
Receita de planta com gosto de peixe
3
01:30
Muito fácil, pudim de caneca no microondas
Aprenda como fazer um pudim na caneca com poucos ingredientes
4
01:26
Massa de crepe doce
Nesse programa você irá aprender como fazer diferentes tipos de crepes, tradicional alimento da cozinha popular francesa. Os vídeos apresentam …
5
01:29
Camarão ao catupiry: pra deixa todo mundo com água na boca
Receita de camarão ao catupiry
6
01:56
Camarão ao molho oriental
O camarão pode soar como um ingrediente um tanto quanto sofisticado e complicado de preparar, não é mesmo? No entanto, nem tudo …
7
01:53
Risoto tailandês de camarão para despertar o seu lado chef
Receita de risoto tailandês com camarão
8
37s
Drink com sorvete de coco: borbulha, refresca e dá um grau
Receita de drink com espumante e sorvete de coco