Últimas notícias:
Loading...

Festa junina também pode ser saudável!
Confira 12 receitas para agradar as crianças

Delícias de festa junina
Delícias de festa junina

Quem não gosta de festa junina? Este evento tradicional brasileiro é delicioso em todos os sentidos e uma boa oportunidade de os pais se divertirem com seus filhos. Quadrilha, brincadeiras, correio elegante, prendas, música e muitas comidas típicas.

Mas, falando nas guloseimas, a nutricionista infantil Karine Durães explica que o ideal é não oferecer açúcar para crianças menores de dois anos, para que ela se acostume com o sabor natural dos alimentos e não seja estimulada ao consumo de doces.

Karine ressalta que é importante que os pais saibam ouvir a vontade do filho em relação às guloseimas, após os dois anos de idade. Para isso, a nutricionista sugere que seja feita um acordo entre pais e filhos para estabelecer um dia na semana em que a criança possa se deliciar com uma guloseima.

Segundo Karine, os pequenos costumam aceitar a ideia do acordo com facilidade, sendo importante que os pais cumpram a promessa, mesmo se a criança tiver se esquecido. “Assim elas podem comer o que gostam, mas entendem que tem data certa, hora certa e porção certa”, diz.

Para as festas juninas, o conselho da nutricionista é que a criança faça sua alimentação saudável normalmente durante todo o tempo, para que ela não desconte a fome nas comidas gostosas do evento, principalmente nos doces. “Os pais devem deixar o filho escolher uma coisa para comer e estimular a criança a aproveitar essa guloseima, fazer com ela coma com calma e curta cada pedacinho para satisfazer inteiramente a sua vontade, sem comer tanto”, explica.

A maioria das receitas juninas são calóricas e bem doces. Para amenizar um pouco a consciência dos pais, o Catraquinha reuniu 12 receitas mais saudáveis para a festa junina dos pequenos. Confira abaixo e se delicie! 


Doce de abóbora sem açúcar
(receita da nutricionista Karine Durães)

Doce de abóbora
Doce de abóbora

Ingredientes: 50g de abóbora seca ou japonesa ralada, 100 ml de suco de maçã, 1 pitada de canela em pó.

Modo de preparo: Em uma panela, coloque a abóbora e leve para cozinhar com suco de maçã e a canela até amolecer. Espere esfriar e sirva.


Curau sem açúcar
(receita da nutricionista Karine Durães)

Curau de milho verde
Curau de milho verde

Ingredientes: 6 espigas de milho grandes (700g aproximadamente), 1 litro de suco integral de maçã ou uva, 1 colher (sopa) de óleo de coco, 1 pitada de sal, canela em pó para decorar.

Modo de preparo: Retire a casca e os “cabelos” das espigas de milho. Lave e debulhe os grãos. Em um liquidificador, bata os grãos com a metade do suco por dois minutos. Coe em uma peneira fina. Leve o preparado para uma panela e acrescente o restante do suco, junte o óleo e cozinhe em fogo alto sem parar de mexer. Assim que engrossar, junte o sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos mexendo constantemente. Quando estiver soltando o fundo está pronto. Deixe esfriar em um refratário. Finalize com a canela em pó e sirva frio. A receita rende 6 porções e o tempo de preparo é de 30 minutos.


Canjica baby
(receita do nosso parceiro Primeiras Colheradas)

Canjica
Canjica

Ingredientes para o leite de coco caseiro: 1/2 xícara de coco fresco ralado (120g), 1/2 xícara de água (120g).

Ingredientes para a canjica: 1/2 xícara de canjica (120g), 2 1/2 xícaras de suco de maçã (750ml), 3/4 de xícara de leite de coco caseiro (200ml), 1/2 colher de sopa de essência de baunilha (7,5 ml), 1 colher de chá de canela (5g), 1/2 colher de chá de gengibre em pó (2,5g), 1/2 colher de chá de noz moscada (5g).

Modo de preparo do leite de coco caseiro: No liquidificador junte a água e o coco e bata por cinco minutos. Com a ajuda de um pano de prato limpo, coe a mistura de água e coco numa tigela. O leite de coco caseiro é mais líquido e não tão branco quanto a versão industrializada.

Modo de preparo da canjica: Em um recipiente coloque a canjica e 250 ml de suco de maçã. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira da noite para o dia de molho. Coloque a mistura de canjica e o suco de maçã em uma panela de pressão. Adicione 100 ml de suco de maçã e leve para cozimento em fogo baixo por 10 minutos, contados a partir do momento que a panela pegar pressão. Deixe a panela perder a pressão e abra para conferir a quantidade de líquido. É necessário ter dois dedos acima dos grãos. Caso precise, junte água filtrada para atingir esse nível. Feche novamente a panela e leve para cozimento em fogo baixo por mais dez minutos contados a partir do momento que a panela pegar pressão. Desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão. Coloque a canjica em outra panela, e em fogo baixo, junte o leite de coco e o restante do suco de maçã. Mexa constantemente até engrossar. Coloque a baunilha, a canela, o gengibre e a noz moscada e mexa para incorporar. Sirva morno ou gelado.


Pão de queijo sem queijo
(receita do nosso parceiro Primeiras Colheradas)

Pão de queijo sem queijo
Pão de queijo sem queijo

Ingredientes: 1 xícara de polvilho doce, 1 xícara de polvilho azedo, 1/4 de xícara de óleo de girassol, 1 e 1/2 de purê de batata doce e sal à gosto.

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno à 200°C. Misture todos os ingredientes e sove a massa até ficar firme e boa para trabalhar. Unte uma assadeira com óleo de girassol. Faça bolinhas e coloque na assadeira com a distancia uma dedo entre elas. Leve ao forno por 40 minutos ou até as bolinhas começarem a rachar.

No lugar da batata doce, pode-se usar a batata baroa (mandioquinha) ou a batata branca (comum). Também é possível adicionar sementes de erva doce ou chia na massa.


Crepe
(receita do nosso parceiro As Delícias do Dudu)

Crepe suíço
Crepe suíço

Ingredientes: 4 colheres de farinha de trigo, 200ml de leite, 100g de manteiga derretida, 2 ovos.

Modo de preparo: Misture com a batedeira ou com o liquidificador a farinha de trigo, o leite, a manteiga derretida e os ovos. Deixe descansar durante 20 minutos na geladeira. Esquente bem a frigideira, coloque a massa e mexa a frigideira para que a mistura fique bem distribuída na base dela. Cozinhe com o fogo não muito alto e, quando ficar dourada e desprender-se completamente da frigideira, vire-a para dourar o outro lado. Retire da frigideira e coloque em um prato. Os recheios ficam de acordo com a imaginação de cada um!


Paçoca
(receita do nosso parceiro As Delícias do Dudu)

Paçoca
Paçoca

Ingredientes: 500g de amendoim, torrado e sem pele, 1 xícara de chá de açúcar (150g), meia xícara de chá de farinha de milho amarela (100g), meia colher de chá de sal, 4 colheres de sopa de manteiga derretida (60g).

Modo de preparo: No processador, bata, aos poucos, o amendoim, o açúcar, a farinha de milho, o sal e a manteiga, até obter uma farofa úmida.  Dica: essa receita não tem o mesmo resultado se for utilizado o liquidificador.


Bolo de fubá integral
(receita do nosso parceiro As Delícias do Dudu)

Bolo de fubá
Bolo de fubá

Ingredientes: 3 ovos, 1 xícara de farinha de trigo integral, 1 xícara de fubá, 1 xícara de açúcar demerara, 1/2 xícara de leite, 3 colheres de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de fermento.

Modo de preparo: Separar as gemas e as claras e bater as claras em neve. Adicione o açúcar e bata bem. Coloque as gemas e bata. Adicione a farinha e o trigo e bata novamente. Coloque o fubá e bata mais uma vez. Adicione o leite e continue batendo. Coloque a manteiga e bata. E, por último, acrescente o fermento. Bata bem até a massa ficar homogênea. Despeje em uma forma e leve ao forno para assar. O ponto de tirar do forno é quando se espeta um palito no bolo e ele saia limpo, ou quando o bolo estiver dourado. Desenforme e sirva como de preferencia.


Arroz doce
(receita do nosso parceiro As Delícias do Dudu)

Arroz doce
Arroz doce

Ingredientes: 1 copo de arroz branco, 2 copos de água, 250ml de leite A, 2 colheres de sopa de açúcar mascavo, meia colher de café de extrato de amburana (ou baunilha), 1 pitada de canela.

Modo de preparo: Misture o arroz e a água em uma panela e deixe em fogo baixo, destampado. Misture bem. Após a água secar, adicione o leite já misturado com o açúcar. Misture sem parar em fogo baixo. Adicione o extrato de amburana e mexa já com o fogo desligado. Polvilhe a canela e sirva. O ponto do arroz doce é molhado e cremoso, não se pode deixar o arroz secar completamente.


Pé de moleque
(receita do blog Guloso e Saudável)

Pé de moleque
Pé de moleque

Ingredientes: 2 xícaras de amendoim torrado, 4 colheres de sopa de cacau, 1 colher de sopa de creme vegetal sem sal, 395g de leite condensado light, 50ml de leite desnatado, 50g de açúcar cristal orgânico, 3 colheres de sopa de suco de limão natural.

Modo de preparo: Retire as cascas do amendoim torrado e reserve. Coloque o amendoim, o leite, o leite condensado, o cacau, o limão e o creme vegetal em uma panela. Mantenha em fogo baixo mexendo sempre, sem parar, até que o doce se solte do fundo da panela. Desligue o fogo e despeje-o sobre numa superfície untada, lisa e plana. Deixe-o esfriar, depois de frio corte o doce em 30 retângulos. Sirva o pé de moleque em seguida.


Pamonha de forno
(receita do blog Guloso e Saudável)

Pamonha de forno
Pamonha de forno

Ingredientes: 800g de milho verde, 400g de leite de coco light, 200g de açúcar cristal orgânico, 4 ovos, 2 colheres de sopa de creme vegetal sem sal, 1/8 colher de chá de sal.

Modo de preparo: Com uma faca, retire os grãos de milho das espigas (cerca de 8 espigas de milho), reserve. Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre uma assadeira de 23×23 cm com papel alumínio e unte com creme vegetal. Bata os grãos no liquidificador com o leite de coco, os ovos, o creme vegetal, o açúcar, a pitada de sal e bata cerca de 2 minutos. Coloque a massa da pamonha na assadeira. Leve a pamonha ao forno por 1 hora ou até fazer o teste do palito e ele sair limpo. Caso deseje pode polvilhar a pamonha de forno com canela. Sirva a pamonha de forno na temperatura que preferir.


Brigadeiro caipira de milho verde
(receita do blog Guloso e Saudável)

Brigadeiro de milho verde
Brigadeiro de milho verde

Ingredientes: 395g de leite condensado light, 200g de milho em conserva, 1 colher de sopa de creme vegetal sem sal, 2 gemas de ovo, 500g de chocolate amargo 70%.

Modo de preparo: Coloque o leite condensado, o milho, o creme vegetal e as gemas em um liquidificador e bata até a mistura ficar homogênea. Despeje em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 10 minutos ou até soltar do fundo da panela. Coloque em um prato untado com creme vegetal e deixe esfriar. Unte ligeiramente as mão com o creme vegetal, modele bolinhas médias e passe pelo chocolate amargo derretido em banho-Maria (rende aproximadamente 40 brigadeiros). Deixe-os secar em cima de uma folha de papel-manteiga. Distribua-os em forminhas de papel. Sirva.


Batata doce chips
(receita do blog Guloso e Saudável)

Batata doce chips
Batata doce chips

Ingredientes: 300g de batata doce, 2 colheres de sopa de azeite de oliva aromatizado, 1/4 colher de chá de sal light.

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 180° C. Higienize, descasque e corte num ralador as batatas em fatias finas. Mergulhe na água gelada por 10 minutos. Escorra e seque as batatas com papel toalha e pincele dos dois lados com azeite, distribua por cima de uma assadeira antiaderente (caso não tenha assadeira antiaderente distribua em cima de folhas de papel alumínio, com a parte brilhante para dentro). Leve a batata doce chips ao forno e asse por cerca de 40 minutos ou até dourar, sempre olhando e virando as batatas a cada 5 minutos. Polvilhe com sal light a gosto e sirva.

Veja também: