Queridinha junina: 5 receitas para inovar na pipoca
Junho e julho são os meses em que o cardápio dos brasileiros fica recheado de receitas supernacionais, fáceis e deliciosas. E no meio de tanto arroz doce, amendoim cozido e cuscuz, tem uma queridinha das festanças juninas que resiste no cardápio o ano todo: a pipoca. E para quem pensa que não há muitas maneiras de inovar nessa guloseima, o Catraquinha compartilha 5 receitas doces e salgadas para fazer bonito na criatividade e passar a gostar ainda mais de pipoca. E o melhor: os pequenos ajudar no preparo.
- Pipoca de mel e caramelo
Ingredientes:
1 xícara de milho de pipoca
2 xícaras de açúcar mascavo
1/2 xícara de mel ou melado
1 xícara de manteiga
2 colheres de sopa de água
1 colher de café de sal
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de extrato de baunilha
1 xícara de castanja de caju ou nozes picados
- 4 sintomas iniciais de demência para se atentar o quanto antes
- As 5 frutas mais saudáveis do mundo: veja tudo o que você precisa saber sobre elas
- Conheça 5 praias paradisíacas no nordeste brasileiro
- A deficiência de vitamina E no seu organismo pode causar estes 5 sintomas; fique atento!
Modo de fazer:
Estoure a pipoca e coloque em uma tigela grande untada. Quanto maior a tigela, melhor. Depois, em uma panela à parte junte o açúcar mascavo, mel, manteiga, sal e agúa. Misture tudo e ligue o fogo em temperatura média. Mexa até o açúcar derreter. Quando começar a borbulhar, conte sete minutos. Tire a panela do fogo, adicione o extrato de baunilha e bicarbonato de sódio, e bata até que tudo esteja bem misturado. Depois de um tempo batendo, o bicarbonato de sódio vai começar a reagir e o caramelo vai espumar. Despeje sobre as pipocas e, com a ajuda de dois garfos misture tudo. Acrescente castanhas e nozes de acordo com sua preferência.
O próximo passo é forrar uma assadeira com papel manteiga e despejar a pipoca. Elas devem ficar espalhadas uniformemente, com a mesma espessura em toda a assadeira, para que um lado não asse mais que o outro. Asse a pipoca no forno a 120º por cerca de 1 hora. Mexa a cada 15 minutos para que as bordas não queimem. Depois de uma hora, retire a pipoca do forno e deixe esfriar por meia hora.
*Receita do site Mães Brasileiras
- Pipoca de canela
Ingredientes:
1 xícara de milho de pipoca
1 colher (sopa) de canela
2 colheres (sopa) de açúcar bem cheias
1 colher (sopa) rasa de canela
Óleo
Leite condensado (opcional)
Modo de fazer:
Forre o fundo de uma panela grande com óleo, sem exagerar. Quando o oléo começar a esquentar coloque o açúcar e a canela, previamente misturados, e o milho. Feche a panela. Faça com a panela movimentos circulares, de forma que a mistura não bata na tampa. Quando o milho começar a estourar continue a sacudir com mais intensidade. Fique atento à velocidade do estouro dos grãos. Quando os estouros começarem a ficar mais espaçados quase unitários apague o fogo. Não abra a panela ainda, pois haverá estouros devido ao calor. Quando transferir para a tigela coloque leite condensado por cima.
- Pipoca de quinoa
Ingredientes:
1 xícara de milho de pipoca
¼ xícara de grãos inteiros secos de quinoa (é possível fazer também com amaranto ou painço)
Óleo
Modo de fazer:
Coloque uma colher de sopa dos grãos de cada vez numa frigideira em fogo médio-baixo. Agite levemente a panela ouvindo com atenção o som suave dos grãos estourando. Após estourados, remova-os num recipiente para esfriar. Repita esse procedimento até que todos os grãos estejam estourados. Um quarto de xícara de grãos irá produzir cerca de uma xícara de grãos estourados. Você pode consumí-los como a pipoca tradicional ou então usá-los para incrementar sua granola sem glúten.
- Pipoca tailandesa (“pad thai”)
1 xícara de amendoim sem casca e tostado (o que equivale a 150g)
1 xícara de milho de pipoca
¼ de xícara coentro ou salsinha
½ xícara de açúcar mascavo (o que equivale 90g)
2 colheres de sopa de óleo vegetal (o que equivale a 30ml)
¼ de xícara de glucose de milho (o que equivale a 60ml)
1 colher e meia de chá de Sambal (tempero tailandês)
¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio
¼ de colher de chá de cayenne e ½ colher de chá de curry;-
Raspas de 1 limão tahiti e 1 colher de sopa (o que equivale a 15ml) de suco de limão (geralmente dá meio limão);
1 colher de sopa de shoyu (15ml)
1 colher de sopa de molho inglês (15ml)
Modo de fazer:
Em uma panela adicione o açúcar mascavo, o óleo, a glucose de milho, o suco de limão, o shoyu, molho inglês, o curry e a cayenne. Misture bem e após começar a ferver, deixe ferver por 1 minuto e meio desligue o fogo. Com o fogo já desligado, adicione o Sambal (o genérico que ensinamos no início do post), as raspas de limão e o bicarbonato de sódio. Misture tudo rapidamente e jogue por
cima da pipoca com os amendoins. Misture a pipoca rapidamente para que todas fiquem com a
mistura que fizemos na panela. Em seguida, coloque toda a pipoca numa forma com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido, por 30 minutos e na temperatura mínima do seu forno – se o forno não for preaquecido, deixar por 40-45min. A cada 10 minutos mexa pipoca delicadamente, para que a calda fique uniforme e para solta-las aos poucos. Passado o tempo é só colocar em uma tigela, jogar a salsinha (ou o coentro) por cima e ser feliz.
- Pipoca com gelatina
Ingredientes:
1 xícara de milho de pipoca
Gelatina do sabor de sua preferência
Modo de fazer:
Nessa receita, a pipoca é estourada normalmente e regada com a calda que é feita a partir de açúcar, gelatina e água. O sabor da gelatina pode ser qualquer um de sua preferência. Além do sabor, a gelatina também adiciona cor à pipoca.
Leia mais: