Últimas notícias:

Loading...

Receita de doce de leite caseiro para fazer inveja nos argentinos

Uma iguaria incrível dessas merece uma receita prática com apenas 2 ingredientes

Vamos aprender a fazer um delicioso doce de leite caseiro de corte? A receita é de dar inveja nos hermanos e fazer qualquer mineiro tirar o chapéu. Não tem erro. Vale muito a pena testar!

Boa leitura.

Doce de leite caseiro de corte – acervo CyberCook / Adobe Stock

Paternidade disputadíssima

Para os argentinos é praticamente uma afronta dizer que o doce de leite não é uma receita tradicional deles, e tem até uma lenda que diz que o surgimento foi em 1829 quando a cozinheira do governador da província de Buenos Aires esqueceu o leite com açúcar muito tempo no fogo, e quando foi ver, tinha algo semelhante ao dulce de leche clássico.

Porém, há quem contradiga essa história, apontando registros históricos de que um doce semelhante já era preparado pelos nativos na Indonésia e Filipinas, antes mesmo da colonização dos espanhóis.

Fato é que não podemos negar que os argentinos aprimoraram muito a receita do doce de leite e hoje são sim uma grande referência no assunto, inclusive aqui no Brasil. Em Minas Gerais, onde temos a produção de um doce tão incrível quanto, este costuma ser rotulado como “tipo argentino”, em uma referência clara ao padrão de qualidade dos hermanos.

A receita de doce de leite caseiro

E você não precisa ir para Argentina e nem para Minas Gerais para ter um delicioso doce de leite, pois com a receita que preparamos, você poderá fazer aí mesmo no conforto de sua casa, com apenas 2 ingredientes:

Ingredientes

  • Leite 1 litro
  • Açúcar 2 copos

Como fazer doce de leite

Coloque os ingredientes numa panela funda e grossa e mexa para dissolver o açúcar. Coloque um pires de boca para baixo no fundo da panela, e leve ao fogo baixinho por 40 minutos sem mexer. Após esse tempo retire o pires, aumente o fogo e vá mexendo com uma colher de pau de 10 à 20 minutos, até que comece a formar bolinhas como se fosse açúcar. Desligue o fogo, bata um pouco e despeje em um refratário ou assadeira. Espere amornar e corte.

Este doce fica clarinho, macio e derretendo na boca, mas essa é uma versão para servir em festas juninas, não é exatamente o tipo cremoso argentino, mas é uma opção simples que você pode fazer em casa gastando pouco.

Também separamos outros doces semelhantes para você experimentar, confira:

Doce de Leite Ninho
Doce de Leite em Pó com Amendoim
Doce de Leite Condensado
Bolo Surpresa de Doce de Leite com Chocolate

Iguarias tradicionais dos nuestros Hermanos

Apesar de no Brasil termos em Minas Gerais o berço de um doce de leite irresistível, na disputa de quem faz o melhor, nossos vizinhos argentinos também são duros no páreo.

Mas para não entrar nessa polêmica, no momento, vamos trazer outros doces tradicionais argentinos para você fazer em casa, com muito sabor e praticidade.

Alfajor

É simplesmente impossível viajar para Buenos Aires e não voltar com um alfajor argentino tradicional na mala.

Este doce é simplesmente delicioso, pois a combinação de cremosidade do doce de leite com o crocante do biscoito traz uma sensação incrível ao paladar.

Para completar, a cobertura de chocolate é a chave para esse doce ser tão icônico.

Consulte a receita

Acervo CyberCook / Adobe Stock

Rogel de Doce de Leite

O rogel de doce de leite é uma explosão de cremosidade e sabor, que ainda leva um toque de vinho branco que equilibra a receita.

É um preparo bem simples, que você pode fazer em casa, de preferência usando um doce de leite tipo argentino para ter o resultado mais próximo ao original.

Consulte a receita

Crédito: Gaston - stock.adobe.comAdobe Stock

Medialunas de Manteiga

Uma receita ótima para apreciar no café da manhã, com casca crocante e massa bem macia.

As medialunas de manteigas são os croissants argentinos e são muito saborosas, sendo possível até fazer sanduíches com essas maravilhas.

Consulte a receita

Acervo CyberCook / Adobe Stock

Doce de leite para apreciar com moderação

Como vimos, na confeitaria argentina, o doce de leite é algo que reina absoluto. Aqui no Brasil, também conseguimos conciliar o doce com várias sobremesas.

Só é importante ressaltar que o doce de leite caseiro é uma sobremesa que leva bastante açúcar, então o ideal é que seu consumo seja bem moderado, por isso trouxemos um preparo que você pode cortar em pedacinhos e armazenar, comendo aos pouquinhos, assim você adoça a vida sem trazer prejuízos à saúde.

Tanto nas refeições quanto nas sobremesas, equilíbrio é a palavra-chave, então, organize sua alimentação, fuja dos ultraprocessados, e de vez em quando coma seu doce de leite caseiro sem culpa.

Bom apetite.

CyberCook

Em parceria com CyberCook

O CyberCook é uma plataforma de culinária com mais de 90 mil receitas dedicadas a inspirar e facilitar a vida das pessoas.

Compartilhe:

Tags: #Doce

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário CyberCook

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.