Em Nova York, escola pública é pioneira em aplicar currículo baseado em jogos

Por: Camila Hungria

Na escola pública Quest to Learn, em Nova York, os livros foram substituídos por games e jogos de tabuleiro. A escola, que recebe crianças de 6 a 12 anos e existe há 6 anos, aposta em um modelo de aprendizado inovador, desenvolvido do zero para ser aplicado na instituição, e que é pensado e repensado constantemente de forma colaborativa entre professores, alunos e famílias.

A escola aposta no aprendizado baseado em problemas, no uso criativo de tecnologias e espaços físicos flexíveis para transmitir conhecimento às crianças e cumprir o programa educacional.  Há, também, alguns princípios básicos que norteiam as atividades, como a valorização do erro como uma oportunidade para se aprender algo.

O modelo pedagógico da Quest to Learn nasceu da proposta da ONG Institute of Play para uma demanda da prefeitura da cidade de encontrar uma maneira de melhorar os indicadores pedagógicos e reduzir os números de evasão escolar do município.

E os resultados são muito positivos: para se ter uma ideia, a escola foi campeã na olimpíada de matemática de Nova Iorque nos últimos três anos, e seus indicadores pedagógicos são superiores aos da média das instituições da cidade. Além disso, os índices de faltas e de evasão escolar dos 360 alunos são muito pequenos (6% e quase zero, respectivamente). Os professores tem prazer em trabalhar na instituição, e os pais apoiam as práticas pedagógicas.

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Com informações de Mapa da Infância Brasileira e Institute of Play.