Viagem à escola do século XXI: conheça 80 escolas inovadoras

Uma jornada inspiradora pela educação no mundo. Esta é a proposta do livro “Viagem à escola do século XXI – Assim trabalham os colégios mais inovadores do mundo”, escrito pelo psicólogo e Alfredo Hernando Calvo. Desde 2013 o pesquisador dirige o projeto escuela21.org: uma viagem
que o levou a conhecer e a experimentar as escolas mais inovadoras de todo
o mundo.

O livro está disponível para download gratuito aqui, e o leitor vai conhecer 80 exemplos de ações transformadoras realizadas em escolas ao redor do mundo. A narrativa é desenvolvida no formato de um diário de bordo e é possível vivenciar o dia-a-dia dos estabelecimentos, seus desafios, evidências e métodos de inovação. É como se o leitor, que é também um viajante neste processo, estivesse pessoalmente em cada um dos locais retratados.

O livro aponta que, em pleno século XXI, um ensino baseado somente na transmissão de informação já não atende aos anseios das novas gerações, que pedem por novos espaços, novos métodos e novas maneiras mais colaborativas de extrair conhecimentos relevantes da informação que nos cerca. Assim, conseguem potencializar competências e desenvolver novas habilidades.

Para o educadores, a publicação também oferece sugestões de atividades simples e diretas para o dia a dia na escola.

As Escolas Lumiar são três colégios de educação infantil e fundamental diferentes, que compartilharam uma mesma máxima pedagógica: “Os mosaicos interativos e interdisciplinares são a base para a construção do conhecimento”. Por isso, nessas escolas não existem lições, nem horários fixos, nem professores do modo antigo, como eles gostam de explicar. Muito pelo contrário, os alunos trabalham livremente em três ou quatro projetos diferentes todo dia, projetos que foram elogiados previamente por seus orientadores.

Com informações de Fundação Telefônica