Tour pelas sorveterias de Roma: onde saborear os melhores gelatos

Por: Catraca Livre

Quem vai à Itália não pode sair de lá sem provar os famosos gelatos. São muitas opções pela cidade, quase uma em cada esquina. Mas, é claro que sempre existem as imperdíveis. Para facilitar a sua vida, a equipe da agência de intercâmbio Descubra o Mundo montou um tour pelas sorveterias de Roma, com excelentes indicações.

Veja onde saborear os melhores gelatos de Roma:

– Gelateria San Crispino

Apesar de ser próxima à Fontana di Trevi, uma das principais atrações turísticas de Roma, essa unidade da gelateria San Crispino corre o risco de passar despercebida, já que a loja é pequena e apertada. O local, bem tradicional na capital, ficou realmente famoso depois de ser citado no livro “Comer, Rezar, Amar”. Os sorvetes são produzidos diariamente com ingredientes 100% naturais, sem conservantes e corantes. Por isso, sempre há sabores diferentes. Não existe aquela ostentação de variedade, mas a qualidade é incrível!

Sorvete na San Crispino, em Roma
Créditos: Picasa
Sorvete na San Crispino, em Roma

Não deixe de provar: laranja e cereja

Endereço: Via della Panetteria, 42 – Centro Histórico (há outras quatro unidades na cidade)
Site: ilgelatodisancrispino.com

– Gelateria Della Palma

Localizada a uma quadra da San Crispino, também numa esquina, está a Della Palma que, acredite se quiser, oferece 150 sabores diferentes de sorvete! A variedade é inacreditável! Existem sabores preparados à base de água, de leite de soja, versões veganas e mais de 20 tipos relacionados somente ao chocolate. A estrutura contempla também uma cafeteira, doceira e padaria. É um ótimo lugar para ir num fim de tarde.

São mais de 100 sabores disponíveis na Gelateria Della Palma, em Roma

Não deixe de provar: nutella e chocolate com frutas do bosque

Endereço: Via della Maddalena, 19-23
Site: dellapalma.it

– Giolitti

Perto do Pantheon está a Giolitti –sempre lotada! O estabelecimento, fundado em 1900, oferece sorvetes sensacionais e muito variados. Os sabores mais tradicionais, como nozes e pistache, são incríveis; os à base de água, de frutas vermelhas, também são deliciosos e muito refrescantes, principalmente no quentíssimo verão italiano. Se quiser incrementar (eles não cobram nada a mais por isso), peça “pana” por cima –um creme italiano ma-ra-vi-lho-so.

Sorveteria Giolitti, uma das mais tradicionais de Roma

Não deixe de provar: bacio – chocolate com avelãs

Endereço: Via degli Uffici del Vicario, 40
Sitegiolitti.it

– Ai Tre Tartufi

Além de oferecer as versões tradicionais, a sorveteria do restaurante Ai Tre Scalini serve também o chamado “tartufo” –uma bola de sorvete de chocolate, recheada e com chantilly por cima. Vale a pena cada caloria! Faça o seu pedido e saboreie o sorvete em um dos bancos da Piazza Navona, uma das mais famosas da capital italiana.

‘Tartufo’ na Piazza Navona, em Roma

Não deixe de provar: tartufo al cioccolato

Endereço: Piazza Navona, 26
Siteai3tartufi.com

– La Fonte Della Salute

Menos conhecida do que as anteriores, a La Fonte Della Salute é um achado e está localizada em Trastevere, região cheia de restaurantes e barzinhos. Ah: é tudo orgânico! Dos ingredientes usados às casquinhas e potinhos. E os sabores? Pêssego, amêndoas, tiramissu, menta ao leite… Todos deliciosos e de extrema qualidade!

Fonte Della Salute, a sorveteria de produtos orgânicos

Não deixe de provar: creme catalão

Endereço: Via Cardinale Marmaggi, 2

Ah, anote aí: cono é o sorvete de casquinha e coppetta é o que vem no copinho. Que tal comer bem e praticar de verdade o italiano em um intercâmbio em Roma? Converse com a equipe da agência de intercâmbio Descubra o Mundo e buon viaggio!