Muita gente não consegue imaginar os truques usados para fazer com que os alimentos pareçam mais saborosos nas fotos publicitárias.

Créditos: divulgação.

Água e sabão são usados para dar um ar de frescor no leite

Créditos: Divulgação

Graxa preta dá uma aparência melhor ao frango assado

Créditos: Divulgação

Papelão usado entre as fatias do bolo

Créditos:

Óleo para carro dá uma sensação de mais viscosidade no mel.

Créditos:

Batom para deixar o morango mais chamativo

Créditos: divulgação

Recheio de papel no frango

Várias pessoas ficam decepcionadas quando pedem um lanche, abrem um chocolate ou esquentam um congelado e percebem que ele não é nada parecido com o que estava na embalagem.

As imagens abaixo, por exemplo, foram divulgadas por um consumidor que comprou um box com frango e arroz em uma filial da rede KFC, mas percebeu que aquilo que recebeu em casa não tinha nada a ver com a imagem que ilustrava o pedido. Veja:

Reprodução/Reddit(atheistlee)

Créditos: Reprodução/Reddit(atheistlee)

À esquerda, a propaganda, e à direita, a dura realidade

Pensando nessa questão, um artista resolveu comparar as promessas e a realidade de algumas redes de fast food norte-americanas. McDonald's, Burger King e Taco Bell são algumas das gigantes da comida rápida que foram pegas pelo ensaio. As comparações podem ser vistas na galeria abaixo:

No Brasil

O Hypeness publicou uma iniciativa semelhante, criada por brasileiros, que compara algumas fotos de embalagens com o aspecto real dos produtos que estão dentro delas. Na interessante galeria, há alguns itens de fast food, mas também bolachas, cookies e congelados, o que deixa a proposta até mais interessante. O site se chama "Coma com os olhos - as mentiras que nos obrigam a engolir" e, apesar do drama contido no título, vale o clique.

A resposta

No ano passado, o McDonald's do Canadá fez um vídeo para responder a uma pergunta enviada por uma internauta. A garota dizia "Por que sua comida das propagandas parece diferente da que está na loja?". Na peça, a própria diretora de Marketing da rede no país mostra como é feita uma sessão de fotos de lanches da empresa. O curioso é que ela compra um Quarteirão no balcão e o leva para a sessão de fotos.

O vídeo, que pode ser visto abaixo, é ótimo e elucidativo, pois a "propaganda" é realmente feita diante dos incrédulos olhos reclamantes.