A Coach Profissional Thais Canto dá dicas pontuais sobre como se comportar em uma entrevista, online e presencial.

Se você está buscando emprego, já deve ter preparado um bom currículo, revisado o mesmo para evitar cometer qualquer um dos erros que cito em meu outro texto, enviou para a empresa que deseja trabalhar e se tudo der certo, ou seja, se o seu currículo for compatível com o perfil da vaga em questão, você será chamada para a entrevista. Quando isto acontece, a pergunta mais frequente que os candidatos se fazem é 'como se comportar em uma entrevista de emprego?'. Se você está entre as pessoas que tem essa dúvida, veja abaixo as 20 dicas que tenho para te dar!

Como se comportar em uma entrevista de emprego da maneira mais adequada não exige nada de muito complexo ou um comportamento totalmente diferente do que você já deve ter usado em outras situações sociais. Você deverá apenas ficar atenta para demonstrar suas melhores qualidades e motivos pelos quais você deveria ser contratada, bem como não cometer alguns erros que podem fazer você ser considerada inadequada para a contratação.

Embora a lista abaixo possa ter algumas dicas bem óbvias de como se comportar em uma entrevista de emprego, na verdade não são! Pois já vi estes erros sendo cometidos pelo menos uma vez entre os vários candidatos que já entrevistei ao longo da minha carreira. Entre as dicas, existem algumas que são especificamente para quem vai ser entrevistado de forma online. Caso você não tenha passado por essa experiência, se prepare, pois isso tem se tornado cada vez mais comum com o uso de ferramentas como o Skype, Hangouts ou sala virtual.

O que percebi na minha experiência entrevistando algumas centenas de candidatos desta forma é que algumas pessoas esquecem que estão em uma entrevista de emprego só por não estarem sendo entrevistados por mim dentro do escritório da empresa e acabavam se comportando de maneira inadequada. Mas vamos às dicas!

Como se comportar em uma entrevista de emprego

1. Durma bem e alimente-se adequadamente

como se comportar em uma entrevista de emprego - 1

Para ter um bom desempenho, apresentar uma aparência saudável e manter sua concentração durante a entrevista, é importante que você esteja descansada e bem alimentada. Durma bem na véspera e evite alimentos que possam te causar algum tipo de desconforto ou de não estar suficientemente alimentada.

2. Seja pontual

como se comportar em uma entrevista de emprego - 2

Veja com antecedência qual o melhor percurso até o local da entrevista e quanto tempo em média é necessário para chegar lá. Programe-se para chegar com pelo menos 20 ou 15 minutos de antecedência. Se durante o percurso acontecer um imprevisto e você perceber que se atrasará, entre em contato com o entrevistador e informe quanto tempo você prevê que chegará atrasada.

Esta dica também vale para as entrevistas online. Entre no dispositivo que será usado para a entrevista com antecedência de uns 30 minutos, faça os testes de áudio e vídeo para ter certeza que está tudo certo e caso perceba que a conexão de sua internet não está boa o suficiente para uma ligação por áudio e vídeo, avise com antecedência e tente remarcar a conversa para um outro momento.

3. Vista-se de maneira adequada

como se comportar em uma entrevista - 3

Evite roupas extremamente informais ou extravagantes (leia como se vestir aqui). Já recebi candidatas(os) de chinelo, boné, roupas muito curtas ou decotada e etc. Procure usar roupas que demonstre uma certa formalidade. Em relação a essa dica já vi gente reclamando que não tem dinheiro para comprar uma roupa cara para a entrevista. Não se trata de usar uma roupa cara, não é isso que o entrevistador vai avaliar, você deve apenas buscar no seu guarda-roupa aquela roupa que demonstre certa formalidade e te deixe confortável.

Evite usar tênis ou qualquer outro tipo de calçado muito informal. Na dúvida de como se vestir, procure saber como os funcionários da empresa que fará a entrevista se vestem para trabalhar e se vista de forma compatível. O que tem que chamar atenção na entrevista é você com suas qualidades e não sua roupa.

Essa dica também se aplica a entrevista online. Não é porque você está na sua casa que você pode aparecer de pijama ou sem camisa (no caso dos homens) ou com o cabelo despenteado. Certa vez uma colega minha foi entrevistar um candidato que apareceu no webcam deitado na cama e sem camisa. Segundo ele, a cidade que ele morava era muito quente. Ela se sentiu tão constrangida com a situação que resolveu terminar a entrevista em pouquíssimos minutos.

4. Comporte-se adequadamente desde a recepção

como se comportar em uma entrevista de emprego - 4

Ao entrar na empresa você já estará sendo observado pelas pessoas que interagirem com você. Por isso, cumprimente as pessoas com educação, sente-se confortavelmente na cadeira ou sofá (não precisa e nem deve ficar rígida como um robô, nem super a vontade como se estivesse na sala da sua casa) e não seja inconveniente com a(s) recepcionista(s) ou qualquer outro funcionário que te recepcionar antes do entrevistador fazendo brincadeirinhas ou comentários inadequados para aquele momento.

5. Comunique-se de maneira formal/profissional

como se comportar em uma entrevista - 5

Veja mais dicas aqui: 20 dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego

Imagem Autor

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3

+ posts do autor

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.