5 franquias para quem é apaixonado e quer trabalhar com futebol

Opções vão desde redes de alimentação até escolinhas de futebol; confira algumas ideias de negócio

A pouco mais de dois meses, a Copa do Mundo da Rússia deve atrair milhares de torcedores ao país este ano
Créditos: Getty Images
A pouco mais de dois meses, a Copa do Mundo da Rússia deve atrair milhares de torcedores ao país este ano

O futebol é uma paixão nacional e alguns empresários conseguiram transformar este gosto em negócios lucrativos. As opções são variadas e vão desde escolinhas até empresas de alimentação que operam dentro de estádios.

 A mais famosa delas é a Ronaldo Academy, rede de academias de futebol criada pelo ex-camisa nove da seleção brasileira e voltada para crianças e jovens com idade entre cinco e 17 anos.

Além disso, a rede de pizza slice (pedaço), Oca de Savóia, comandada por Fábio Xavier, no Rio Grande do Sul, se tornou um sucesso nas arenas do Grêmio e do Internacional, onde conta com 24 unidades em operação. São 12 em cada. 

“Ter operações dentro dos estádios e se relacionar com o universo do futebol é algo muito positivo para a marca. Isso traz muita visibilidade e gera uma ligação entre o negócio e o torcedor. As franquias dentro das arenas, além disso, são diferentes. O franqueado trabalha um pouco menos, pois a unidade só funciona em dia de evento e as margens são melhores. O nosso foco hoje é abrir lojas em toda a região Sudeste, inclusive nas novas arenas”, explica Fábio Xavier, CEO da Oca de Savóia.

Abaixo, confira cinco opções para quem quer trabalhar dentro do universo do futebol: 

 A Oca de Savóia é uma rede de franquias de pizza slice (em fatias) do Rio Grande do Sul. A empresa conta com 24 operações dentro das arenas do Grêmio e Internacional e tem como diferencial o sistema de ultracongelamento das massas, que não levam conservantes em sua composição.

Para abrir uma unidade da rede, o investimento indicado pela franqueadora parte de R$250 mil com tempo médio de retorno previsto para 24 meses. 

Criada em 2006, a Liga Retrô surgiu como uma loja virtual de camisetas antigas de clubes de futebol e atualmente opera por meio de franquias com um leque de produtos mais variado (acessório de automobilismo e outros esportes). A rede conta com quatro operações atualmente e o seu foco de expansão é de nível nacional. Para abrir uma unidade do negócio, o valor de investimento indicado parte de R$95 mil com tempo médio de retorno previsto para 18 meses.

Especializada em camisas históricas de futebol e outros produtos esportivos, Liga Retrô está espalhada em shoppings de todo o país

Criada pelo ex-camisa nove da seleção brasileira em parceria com o empresário Carlos Wizard, a Ronaldo Academy é uma rede de franquias de academias de futebol voltada para crianças e jovens com idade entre cinco e 17 anos. O valor indicado para abertura do negócio parte de R$135 mil. O tempo médio de retorno não é divulgado pela marca. 

Fundada em 2008, a Next Academy é uma empresa de desenvolvimento pessoal através do esporte alinhado à educação. Na prática, a rede oferece aos estudantes/atletas suporte educacional e esportivo e os ajuda a ingressas em universidades dos Estados Unidos. O valor mínimo para abertura do negócio é de R$200 mil. A empresa não divulga o tempo médio de retorno.

Criada em 2010, a franquia Torcedor Esporte Clube é voltada a todos aqueles que são apaixonados por futebol e que enxergam no esporte uma oportunidade de negócios. Na prática, a empresa atua com a comercialização de artigos esportivos dos principais clubes do Brasil e do mundo. Para investir em uma unidade do negócio, o valor indicado parte de R$100 mil com tempo médio de retorno previsto para 36 meses.