Juiz Sérgio Moro determina prisão do ex-presidente Lula

Juiz determinou que algemas não sejam usadas "em qualquer hipótese"

Foi determinada a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, dia 5. No documento, o juiz federal Sérgio Moro pede que o petista se apresente voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba, até as 17h desta sexta-feira, “em atenção à dignidade do cargo que ocupou”. Os detalhes serão fechados com a defesa do ex-presidente.

Pedido de prisão do ex-presidente Lula

Após este prazo, será cumprido o mandado de prisão, ou seja, funcionários da Polícia Federal irão procurar pelo ex-presidente. Moro determinou que os policiais não usem algemas “em qualquer hipótese” e que o réu tenha direito a uma cela especial.

O ex-presidente Lula durante evento

“Esclareça-se que, em razão da dignidade do cargo ocupado, foi previamente preparada uma sala reservada, espécie de Sala de Estado Maior, na própria Superintendência da Polícia Federal, para o início do cumprimento da pena, e na qual o ex-presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física”, diz o mandado de prisão.

Lula foi condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão, com início em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex de Guarujá (SP), numa investigação da Operação Lava Jato.

Na madrugada desta quinta-feira, o STF rejeitou o pedido da defesa do petista de um habeas corpus preventivo, que evitaria a prisão.

Confira reações na internet:

https://twitter.com/jehsantos13/status/982005058840776710

https://twitter.com/luromanenco/status/982005040025128967

  • Leia também: