Viola Davis abre coração e fala de racismo que sofreu na infância

Viola Davis fez um discurso durante um congresso para mulheres nos EUA
Viola Davis fez um discurso durante um congresso para mulheres nos EUA

Quem vê Viola Davis hoje como uma das atrizes mais respeitadas da atualidade nem imagina que ela teve uma infância difícil e de extrema pobreza.

Ela relembrou o passado durante um congresso para mulheres em Boston, nos Estados Unidos, e revelou ter sofrido racismo diariamente durante toda a infância pobre. As informações são do “Estadão“.

  • Racismo é crime! Se você sofrer alguma situação de preconceito, saiba como agir devidamente lendo essa matéria do Catraca Livre

“As memórias mais fortes que eu tenho da escola até a quarta série eram os xingamentos e as agressões”, contou ela. “Logo que o sinal tocava eu era a primeira sair da classe, ia correndo pra casa porque quando olhava para trás tinha oito ou nove garotos arremessando coisas em mim e me xingando”, lembrou.

A situação em casa também não era fácil. Viola disse que ela e a família eram os únicos negros de onde moravam, em Rhode Island, e que presenciava violência doméstica constantemente, já que o pai era alcóolatra.

“Meu pai era um alcóolatra e havia muita violência doméstica. Eu fiz xixi na cama até os 14 anos por conta disso e muitas vezes não tínhamos dinheiro para lavar as roupas de cama”, falou. “Não havia dinheiro para comida e, sempre que o cheque da assistência social chegava, só durava umas duas semanas”, continuou.

Já adulta, depois de uma série de papéis coadjuvantes na TV e no cinema, Viola Davis conquistou respeito ao ser indicada ao Oscar em 2011 por “Histórias Cruzadas”. Segundo ela, a indicação mudou sua visão de como as mulheres negras podem ser retratadas por Hollywood.

“Depois da indicação eu percebi que não precisava aceitar só papéis que reforçassem o estereótipo da mulher negra”, afirmou. “Eu vejo mulheres negras nos filmes e não as reconheço porque eu olho para o mundo e vejo histórias muito mais diversas de mulheres que sofrem com violência doméstica ou aids”, finalizou.

Além de uma das melhores atrizes em atividade atualmente, Viola Davis é uma mulher e tanto e tem uma vida inspiradora. Confira algumas citações que provam que ela é realmente uma mulher empoderadora: