5 dicas para não correr riscos durante a viagem

Muita gente gosta de viagem, mas não são todos que gostam de planejá-la. E quando o destino é internacional, dificilmente você vai ficar sem uma dor de cabeça sem um bom planejamento. Por isso, o Viagem Livre listou cinco tópicos importantíssimos para que você evite problemas quando estiver passeando por outro país.

Use e abuse do transporte público

Muitas pessoas têm o costume de andar de carro quando estão no Brasil e tendem a transferir sua necessidade para os táxis quando viajam. Isso só encarece a viagem, sem falar nos inúmeros casos de taxistas que optam por rotas mais longas quando notam que o seu cliente é um estrangeiro.

Para evitar essas situações, o ideal é utilizar o transporte público. É muito mais barato e ainda traz impressões reais de um habitante local.

Seguro viagem

Ninguém merece passar por problemas em uma viagem, mas os imprevistos acontecem em qualquer lugar. A diferença é que em um país desconhecido qualquer probleminha é muito mais intenso, dá mais dor de cabeça e pesa mais no bolso. Para proteger o viajante desses entreveros, foram criados os seguros viagem.

Em caso de doenças ou acidentes, o usuário que não falar a língua local recebe um suporte em português para conseguir explicar o que sente e como será o tratamento aplicado. Sem falar que as despesas são sempre cobertas pela seguradora. Olhando por esse lado, o seguro viagem pode salvar uma vida e poupa muito dinheiro do viajante.

Aplicativos

Os aplicativos podem livrar qualquer viajante das furadas típicas de viagens. Informações sobre o transporte local, previsão do tempo detalhada e cálculo da média de gasto nos mais variados estabelecimentos são algumas das vantagens que os apps podem trazer para o seu tour. Isso sem falar das avaliações de clientes anteriores.

Uma outra dica é tentar comprar um chip para celular de alguma operadora local. Com ele você terá acesso à internet a todo momento e não terá gastos altíssimos de roaming internacional.

Telefone da embaixada

A representação do Brasil em alguns momentos pode ser essencial quando situações de dificuldade eventualmente acontecem. Por isso, é muito importante comunicar ou pedir algum tipo de ajuda quando tiver problemas. A embaixada vai proteger os cidadãos brasileiros e será como a sua casa em outro país.

Agregar os costumes locais é fundamental

A melhor viagem é aquela em que o viajante vive como um habitante nativo; quando frequenta os lugares que os moradores locais frequentam, quando se alimenta com os pratos tradicionais e agrega os mesmos costumes da rotina. Por isso, qualquer viajante deve estar preparado para muitas novidades e vivê-las intensamente.