No ano passado, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) estabeleceu normas mais rigorosas no procedimento de inspeção em todos os aeroportos brasileiros. Sendo assim, os passageiros terão que passar por etapas mais detalhadas e demoradas durante o despacho de bagagens e todo o processo de embarque.

Fila no embarque doméstico do GRU em julho/2016

Créditos: Lala Rebelo

Fila no embarque doméstico do GRU em julho/2016

Para que essas mudanças não atrapalhem as viagens, evitando estresse e, principalmente atrasos, a blogueira de viagens Lala Rebelo, do blog lalarebelo.com separou algumas dicas que podem fazer toda a diferença e ajudar na adequação das novas regras. Confira:

1 - Essa é básica e é avisada por todos os lados: chegue no aeroporto com no mínimo 2h de antecedência do horário do seu voo. As filas estão realmente enormes, e a companhia aérea não vai te esperar.

2 - Após fazer check-in e despachar a mala, não dê bobeira no aeroporto, passeando, comendo, conversando etc. Embarque imediatamente. Em muitos aeroportos como, por exemplo, Guarulhos-SP, a fila não é tão visível do lado de fora, e você pode ter uma “bela” surpresa.

3 - Facilite. Se todos colaborarem, o tempo de fila será menor para todos. Já antecipe tirando computador e líquidos da mala antes de chegar ao Raio-X. Jaqueta, cintos e moedas dos bolsos também devem ser retirados. Faça-o durante a fila também, para agilizar. Nos meses mais frios, é possível reparar que muita gente viaja de bota. Pode ser que ela não “apite” no detector, mas as chances de apitar são grandes. Para ajudar a ir mais rápido, por que não tirá-las de uma vez, né?!

4 - Seja ágil. Após passar no Raio-x e detector, deixe para se vestir e guardar as coisas fora da esteira. Carregue tudo para as cadeiras próximas e libere espaço para outros passageiros passarem pelos procedimentos de segurança.

5 - Leve seus líquidos em saquinhos com fechamento de zíper. Além de facilitar a visualização do que tem dentro, pelos agentes, se abrirem não irão manchar seus pertences.

Para mais dicas, clique aqui.

Lala Rebelo é publicitária, consultora de viagens e autora do blog LALAREBELO.COM, no qual compartilha suas experiências, dicas e elabora roteiros personalizados para outros viajantes. Com 27 anos, já esteve em 57 países.

10 dicas para evitar furto de bagagens em aeroportos

Imagem Autor

Lala Rebelo é autora do blog de viagens LALAREBELO.COM. Já morou em 6 países e viajou para mais de 60. Apaixonada por culturas diferentes, piscinas e azul turquesa.

+ posts do autor

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.