Blogueira causa revolta com desafio de maquiagem de chocolate
A internet adora um desafio de beleza; em 2016, por exemplo, tivemos uma onda de brincadeiras envolvendo 100 camadas de diversos cosméticos. Porém, algumas dessas ideias podem ser perigosas para a saúde. E também podem ser bem ofensivas.
Vika Shapel gerou revolta nesta semana por causa de um “jogo” de maquiagem chamado “Desafio do Chocolate” (“chocolate challenge”, em inglês). Ela convidou uma amiga para participar: as duas deveriam pintar metade dos seus rostos com chocolate para transformar uma pele “descoradamente pálida” em uma “pele de chocolate escuro”, nas palavras da blogueira.
“Tem uma coisa divertida vindo ao YouTube; não sei se existe um desafio como este, mas não vimos nada assim antes, então vou chamar de ‘desafio do chocolate’!”, explicou Vika em um post no Instagram. Não demorou para que muitas pessoas criticassem a blogueira, apontando que o “desafio do chocolate” não passava de blackface – algo bem racista.
- Vídeos que mostram reação à ‘droga zumbi’ nos EUA viralizam
- Vilarejo austríaco instala ‘muro antisselfie’ contra turistas
- Jovens iranianas são presas após viralizarem com hit de Rema e Selena Gomez
- BBB 23: equipe de Larissa se pronuncia sobre possível expulsão
A publicação sobre o desafio já foi excluída, mas a discussão chegou ao Twitter:
“‘O Desafio do Chocolate’ é uma maneira divertida de dizer blackface”
“Esse ‘desafio’ não existe porque as pessoas têm senso comum. Que desrespeito…”
https://twitter.com/tapeparade/status/883990950565081088
“O desafio do chocolate. Não é ‘diversidade’, ou ‘um pouco de diversão’, ou ‘uma brincadeira com maquiagem’. É 100% blackface e é 100% racista. NÃO”
https://twitter.com/arnellarmon/status/883918906913546241
“Daí a Vika Shapel decidiu postar esta imagem, que claramente é de blackface, e ela decidiu chamála de ‘o desafio do chocolate‘”
“Por quê?! O que tenho que fazer para convencer as pessoas de que a cor da minha pele não é uma tendência / uma máscara / um desafio de maquiagem / um novo conceito de entretenimento?!”
Em entrevista ao Yahoo Beauty, Vika tentou se justificar: “eu apenas queria ver como eu ficava com uma cor de pele mais escura. Não sabia de todo o conceito de blackface antes das pessoas comentarem na foto. Eu gostaria de pedir desculpas às pessoas que se machucaram ou foram ofendidas pela minha publicação; não vai acontecer novamente”.
A blogueira decidiu não responder nenhuma das mensagens que recebeu nas redes sociais, e também acabou desativando suas contas.
Recentemente, o maquiador do Instagram @paintdatface também gerou revolta na internet por mostrar um antes de depois de maquiagem em que havia “transformado” a raça de uma modelo branca. Relembre o caso aqui.