10 personagens inspirados no monstro de Frankenstein

Cineasta Daniel Bydlowski indica obras que homenageiam o livro de Mary Shelley

O monstro de Victor Frankenstein – mais conhecido pelo próprio sobrenome de seu criador – apareceu pela primeira vez no romance de Mary Shelley, publicado em 1818. Desde então, o personagem aterrorizou muitas crianças e adultos, ganhou a simpatia e piedade de alguns e até mesmo conseguiu uma noiva em produções teatrais e do cinema.

O Frank de Maurício de Souza é uma das homenagens brasileiras ao personagem de Mary Shelley

Prestes a completar 200 anos de existência, o ícone do terror ganha novas homenagens. No Brasil, escola de samba Beija-Flor de Ninópolis anunciou que o tema do seu enredo para o Carnaval de 2018 será Frankenstein, e o selo Via Leitura, da Edipro, relançou a obra original com a tradução de Alexandre Barbosa de Souza.

Já no âmbito internacional, o estúdio Universal incluiu o “Prometeu” no super projeto Dark Universe, que reúne personagens clássicos dos filmes de terror entre os anos 30 e 40. A casa de teatro americana West Edge Opera também lançou uma peça baseada na obra de Shelley, que aproveita para fazer referências ao nosso momento atual.

Para colaborar com todas essas homenagens, o cineasta Daniel Bydlowski fez para o Catraca Livre uma seleção de 10 personagens inspirados em Frankenstein. O brasileiro é membro do Directors Guild of America e trabalhou ao lado de grandes nomes da indústria cinematográfica, como Mark Jonathan Harris e Marsha Kinder. Seu filme, “NanoEden”, é o primeiro longa em realidade virtual em 3D, e estreia ainda em 2017.

A Noiva de Frankenstein

Pôster de “A Noiva do Frankenstein”

O diretor e ator James Whale criou uma adaptação como se fosse uma continuação da obra original de Shelley. Na produção, considerada a melhor das sequências de filmes do cinema, finalmente o monstro ganha sua noiva e mostra uma face mais sentimental.

Castelo Rá-Tim-Bum

Sérgio Mamberti como Dr. Victor em “Castelo Rá-Tim-Bum”

Sim, o Dr. Victor e o seu castelo são inspirados em Frankenstein! A história é uma das obsessões de Cao Hamburger, um dos criadores do programa infantil. O tio do Nino é um feiticeiro e cientista, igual ao personagem criador do monstro.

Hulk

HQ de “O Incrível Hulk”, da Marvel

Em uma entrevista à Rolling Stone, Stan Lee disse que ele e Jack Kirby se basearam em “Frankenstein” e em “O Médico e o Monstro” para fazerem o herói verde. Os criadores pensaram na mistura do bem e mal.

O Filho de Frankenstein

Pôster de “O Filho de Frankenstein”

No seu longa-metragem de 1939, o diretor Rowland V. Lee fez uma família para o Barão Wolf von Frankenstein, filho do doutor Victor Frankenstein. Ao chegar ao vilarejo onde está o castelo do pai, ele se depara com uma comunidade amedrontada pela possibilidade do nobre recriar as invenções de Victor.

Os Monstros

Fred Gwynne como Herman em “Os Monstros”

Norm Liebmann, Ed Haas, Al Burns e Chris Hayward, criadores da série, se inspiraram no personagem de Mary Shelley para fazer Herman, o pai da família monstro.

A Família Addams

Vandinha (Lisa Loring) e Tropeço (Ted Cassidy) na série “A Família Addams”

Charles Addams fez com que a criação do doutor fosse retratada em Lurch (chamado de Tropeço no Brasil), o fiel mordomo da família, que os serve e os adora acima de qualquer coisa.

Frankenweenie

Cena de “Frankenweenie”

Apaixonado por Frankenstein, Tim Burton fez o filme inspirado no personagem clássico. A animação conta a saga de um garoto que tenta ressuscitar seu cão, Sparky, após o animalzinho sofrer um acidente de carro. Ela recebeu uma indicação ao Oscar em 2013.

Edward Mãos de Tesoura

Johnny Depp como Edward em “Edward Mãos de Tesoura”

“Frankenweenie” não é a única homenagem que Burton já fez a Frankenstein no cinema. O sucesso estrelado por Johnny Depp utiliza elementos da obra de 1818, como na cena em que Edward vai ao encontro das pessoas da cidade.

Frankenstein, de Bob Kane

Arte de Doug Mahnke do Frankenstein da DC Comics

O quadrinista Bob Kane e o escritor Edmond Hamilton se inspiraram completamente no livro original do monstro para fazer sua própria versão dele nos anos 40. Mais tarde, Grant Morrison fez uma nova adaptação do personagem, na qual fundiu diversas outras versões.

Frank, de Maurício de Souza

Penadinho e Frank em “Frank em: Ser Criança”

O integrante da Turma do Penadinho, criado no laboratório pelo Dr. Frankenstóin, vive no cemitério com seus outros amigos monstros.