Dentre os filmes e séries de que você mais gosta, quantos são protagonizados por lésbicas? Sua resposta provavelmente é um número bem pequeno. Afinal, ainda não existem muitas opções que se encaixem nesse perfil.

Graças às manifestações do público, no entanto, as produtoras vêm percebendo a importância da representatividade. Ainda que vagarosamente, ou com tropeços no meio do caminho.

Créditos: Reprodução / Netflix

Soso e Poussey em "Orange Is The New Black"

29 de agosto é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Por isso, listamos algumas séries com personagens lésbicas – especialmente como protagonistas:

"Orange Is the New Black"

A produção da Netflix ambientada em uma prisão feminina americana mostra vários romances entre mulheres. Sempre com pitadas de comédia e de drama. (Disponível na Netflix)

"The L Word"

A referência está no próprio nome: "The L Word" significa "A palavra com L". O programa retrata um grupo de lésbicas e seus amigos, família e namoradas na Califórnia, Estados Unidos.

"Pretty Little Liars"

O sucesso de drama adolescente também inclui uma personagem lésbica entre as quatro protagonistas. Emily Fields aos poucos descobre que gosta de meninas, e tem de enfrentar a homofobia na sua família. (Disponível na Netflix)

"Juana Inês"

A poetisa e dramaturga Juana Inês foi uma mulher desafiadora durante o México colonial. Além de mostrar a relação amorosa da mexicana com a vice-rainha Maria Luísa, a série biográfica também inclui temas feministas. (Disponível na Netflix)

"Orphan Black"

E se você descobrisse que tem vários clones com vidas completamente diferentes da sua? Com essa proposta instigante, "Orphan Black" discute as implicações morais e éticas da clonagem humana. Uma das várias personagens que a atriz principal, Tatiana Maslany, interpreta na produção é Cosima, uma cientista que se envolve em um relacionamento com Delphine (Évelyne Brochu). (Disponível na Netflix)

"The Fosters"

A família Foster é composta por Stef e Lena, uma policial e uma vice-diretora de escola, e seus cinco filhos. A série iniciada em 2013  ainda está no ar e trata de dramas familiares. (Disponível na Netflix)

"Glee"

Em uma mistura de drama, comédia e música, Glee mostra o desenvolvimento da personagem Santana Lopez, que descobre sua sexualidade por meio de seus sentimentos por sua melhor amiga, Brittany Pierce.

"Between Women"

Criada pela diretora e roteirista do curta "Pushing Up Daisies", Michelle A. Daniel, "Between Women" acompanha a vida de seis mulheres lésbicas.

"Lip Service"

Como "Between Women" e "The L Word", a série britânica "Lip Service" é protagonizada por um grupo de amigas lésbicas que vivem em Glasgow, na Escócia.

"South of Nowhere"

O drama adolescente mostra Spencer Carlin e seus familiares se adaptando à mudança para uma nova cidade. Um dos focos do roteiro é o relacionamento da jovem com sua amiga bissexual, Ashley Davies.

Precisamos falar da prevenção de DSTs entre lésbicas e bissexuais