Um catálogo extenso que você pode conferir quando quiser e como quiser: com essa grande vantagem, não é à toa que a opção do streaming tem tomado cada vez mais o lugar da nossa velha programação comum da TV.

Créditos: "Stranger Things" / reprodução

Millie Bobby Brown na segunda temporada de "Stranger Things"

Atualmente, a Netflix é a plataforma de streaming mais famosa no Brasil. Ela está até mesmo investindo em produções nacionais – como "3%" e "Samantha!" –, e suas séries originais estrangeiras, como "Sense8" e "Orange Is The New Black", também têm uma legião de fãs brasileiros.

É bem provável que você já tenha passado muitas horas à frente de uma tela fazendo maratonas de séries ou fuçando o catálogo de filmes da empresa americana. Mas será que você sabia de todas as curiosidades e truques sobre ela que reunimos abaixo? Confira:

A ideia original

Reed Hastings teve a ideia da Netflix em 1997, após atrasar a devolução de um VHS a uma locadora e receber uma multa de 40 dólares. O primeiro modelo da empresa consistia em vendas e locações de DVDs.

Por trás das recomendações inusitadas

Sabe aquelas sugestões de filmes e séries da plataforma de streaming que aparentemente não têm nada a ver com você? Acredite: elas não são aleatórias. A Netflix constantemente estuda o comportamento de seus usuários para aperfeiçoar seus algoritmos e fazer indicações certeiras, mesmo que elas pareçam improváveis. Entenda isso melhor aqui.

Números impressionantes

O serviço de streaming conta com 104 milhões de membros em mais de 190 países. Todos os dias, pelo menos 125 milhões de horas de programas de TV e filmes são vistas na plataforma.

Créditos: "Orange is The New Black" / Reprodução

"Orange Is the New Black"

Maiores sucessos

A equipe do High Speed Internet usou informações do Google Trends para realizar um grande estudo sobre o serviço de streaming em 2017. Ela chegou ao seguinte top 5 global de programas:

1. "Sherlock"
2. "Friends"
3. "Narcos"
4. "House of Cards"
5. "New Girl"

E no Brasil?

Na pesquisa, "Pretty Little Liars" ganha por aqui.

Países que mais assistem

De acordo com o High Speed Internet, 53% dos assinantes da Netflix estão nos Estados Unidos. Canadá, Irlanda, Austrália, Reino Unido, Nova Zelândia, Porto Rico, Dinamarca e Noruega se destacam nos 47% restantes.

Créditos: "3%" / reprodução

"3%"

Preço

O Brasil é o segundo país que paga mais barato pelo serviço americano. O primeiro lugar fica com a Colômbia.

A Netflix tem uma ferramenta para mostrar a velocidade da sua internet

Tem dias que o carregamento de vídeos está super lento, não é? Você pode descobrir a velocidade de download de sua conexão de internet por meio do Fast.com, que é desenvolvido pela própria plataforma de streaming.

Por falar nisso...

Para cada país, existe um ranking mensal com os provedores de internet mais velozes. Em qual posição está o seu? Confira aqui.

Tem como você pedir filmes e séries para a empresa

Sim, existe uma maneira de indicar para a Netflix qual título você gostaria de ver no catálogo dela. Você pode dar até três sugestões por este link.

Créditos: "Narcos" / reprodução

Pedro Pascal como Javier Peña em "Narcos"

Categorias "escondidas"

Se você leva muito tempo para escolher o que assistir na página inicial do serviço de streaming, a dica é peneirar as suas preferências por categorias mais específicas, que às vezes não estão no menu principal.

Para isso, basta colocar um código número após a barra final do seguinte link: https://www.netflix.com/browse/genre/. Alguns exemplos:

Terror sobre zumbis: 75405
Ação e aventura estrelando Harrison Ford: 857
Melodramáticos: 6384
Disney: 67673
Pseudodocumentários: 26
Filmes irlandeses: 58750

Veja mais códigos neste link.

Títulos próprios

A Netflix tem uma lista de filmes, séries, animações e documentários que são produzidos, coproduzidos ou exclusivamente distribuídos por ela. Confira todos esses títulos neste link.

Atalhos no teclado

Deixe o mousepad de lado e aproveite os comandos de teclado para controlar a visualização do seu vídeo. Veja só:

Espaço – Assistir/Pausar
Enter – Assistir/Pausar
PgUp – Assistir
PgDn – Pausar
F – Tela inteira
Esc – Sair da tela inteira
Shift + seta para a esquerda – Retroceder
Shift + seta para a direita – Avançar
Seta para cima – Aumentar volume
Seta para baixo – Diminuir volume
M – Alternar mudo

Veja os filmes e séries que chegam à Netflix em outubro