Publicidade infantil: livro online gratuito reúne artigos de especialistas sobre o tema

Criado há 10 anos, o Criança e Consumo, projeto do Instituto Alana, tem a missão de divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade de produtos e serviços dirigida às crianças em diferentes áreas. A publicidade infantil, construída especialmente para convencer a criança e persuadi-la para o consumo de algum produto ou serviço, usa  elementos do universo infantil, como personagens de desenhos animados, e argumentos feitos especialmente para a criança, esse tipo de publicidade tem um poder muito grande sobre meninos e meninas, razão pela qual movimentos, organizações e famílias pedem o fim da publicidade infantil.

Especialistas autores de artigos na publicação.

Em comemoração pelos 10 anos de atuação, o projeto disponbiliza em versão online e gratuita, o livro ‘Criança e Consumo – 10 anos de transformação’. A publicação traz uma coletânea de artigos de conselheiros e especialistas, com reflexões aprofundadas sobre o consumismo infantil e a regulação da publicidade.

Os artigos estão divididos em seis eixos temáticos, determinados pelas áreas de interesse e atuação de cada autor, nos temas de saúde, sustentabilidade, ética, legislação, comunicação e cultura, e são assinados por: Ana Olmos, Adriana Cerqueira de Souza, Arthur Meucci, Clóvis de Barros Filho, Flávio Paiva, Frei Beto, Giovana Longo Silva, Inês Vitorino Sampaio, João Lopes Guimarães Junior, José Augusto Taddei, José Eduardo Elias Romão, Ladislau Dowbor, Marcelo Sodré, Maysa Toloni, Nádia Rebouças, Pedrinho Guareschi, Solange Jobim e Souza, Vidal Serrano Nunes Junior e Yves de La Taille.

O projeto espera que a leitura permita um mergulho em questões urgentes sobre a infância contemporânea, como a sua relação com a cultura do consumo, permeada pelas novas tecnologias e pela publicidade que é ilegalmente dirigida à criança. E também para fortalecer o compromisso ético e político de fazer valer a prioridade absoluta dos direitos das nossas crianças, inclusive frente à comunicação de mercado abusiva.

Baixe gratuitamente aqui.

Leia também: