Quem tem wi-fi em casa sabe que essa facilidade de acesso à internet pode ser prejudicada pela qualidade do sinal. Ou pior: há sempre algum lugar onde a internet simplesmente não pega.

Para ajudar pessoas que enfrentam esse problema diariamente, o site TecMundo reuniu uma série de dicas práticas para fazer com que o sinal chegue com boa qualidade em todos os cantos da casa.

mista stagga lee/ Flickr/ Creative Commons

Créditos: mista stagga lee/ Flickr/ Creative Commons

Dicas práticas são do site TecMundo

Veja algumas delas a seguir:

1. Atualizar o hardware e o software do seu roteador

"Se você está enfrentando dificuldades com a sua rede WiFi, seja na conexão ou na qualidade do sinal, que está fraco em determinado local, atualizar o software de seu roteador pode minimizar os problemas. Essa é uma dica batida e que muitos provavelmente já devem estar carecas de saber.

Porém, vale a pena recordar: acesse o site do fabricante e procure pelo modelo do seu roteador. Se houver, baixe a atualização, acesse o dispositivo através do navegador e faça o upgrade de firmware. Para mais dúvidas sobre o assunto, recomendamos o tutorial em vídeo como configurar uma rede sem fio."

2. Reposicionar o roteador

"Mesmo que a dica seja batida e já pareça ser “senso-comum”, há algumas sugestões novas e valiosas que podem resolver o problema de posicionamento do roteador sem fio. Uma delas é o WiFi Solver FDTD, um aplicativo para Android que ajuda as pessoas a encontrarem o melhor lugar para colocar o dispositivo.

O princípio do aplicativo – de todas as dicas sobre reposicionamento do roteador – se baseia na ideia de centralizar o dispositivo. Portanto, o recomendado é deixar o equipamento em uma área que pareça estar equidistante de todas as pontas da casa. Pense nele como se fosse o centro de uma bolha, o que vai facilitar a busca pelo local perfeito."

A lista completa de dicas está no site TecMundo.

A seguir, você confere um vídeo do programa Olhar Digital, disponível no YouTube, com dicas de especialistas:

No site Vox é possível conferir também outras dicas semelhantes (em inglês) de como melhorar o wi-fi doméstico (clique aqui).