Garotas criam aplicativo que guia cegos pelo GPS nas cidades

O sonar é uma tecnologia que permite a animais e veículos se localizarem sem a visão. Um aplicativo de mesmo nome agora quer levar essa capacidade para auxiliar pessoas com deficiência visual a se localizar melhor pelas cidades.

O Sonar foi idealizado pelas estudantes Bianca Caravajo e Deborah de Angelo, que criaram a startup EVO e tentaram buscar formas para que as mais de 7 milhões de pessoas cegas ou com baixa visão do Brasil pudessem se locomover com maior facilidade e segurança.

O aplicativo Sonar “fala” com o usuário para ajudá-lo a se localizar pela cidade.

O aplicativo utiliza comandos de voz para dar coordenadas do percurso ao usuário, em metros ou até mesmo em passos. Ele alerta quando embarcar ou desembarcar do transporte público, seja ele ônibus, metrô ou trem, e também avisa sobre a quantidade de paradas até o destino, assim como traz alertas para mais segurança na travessia de ruas e avenidas.

O projeto, que tem apoio da Fundação Dorina Nowill para Cegos, está entrando em fase de testes com 11 voluntários com deficiência visual. A equipe do EVO está fazendo um financiamento coletivo para tornar ele uma realidade nos sistemas Android e iOS. Saiba mais na página do projeto no Catarse.

https://www.youtube.com/watch?v=ppFkQgDMcD0