Já faz tempo que o óleo de coco está na moda. Apesar de o uso em dietas ter gerado controvérsia recentemente entre especialistas, o produto pode ser utilizado para cuidados de beleza. A única contraindicação seria o preço salgado.

Se você quer testar os benefícios do óleo de coco para a pele e os cabelos sem gastar muito, pode fazer seu próprio produto em casa e ainda exercitar uma nova habilidade. O processo é fácil, mas leva cerca de dois dias para ficar pronto.

Créditos: iStock/joannawnuk

Para fazer o óleo de coco, você só vai precisa de 3 cocos médios

A receita a seguir foi indicada pela nutricionista Mariana Ferri ao programa “É de Casa”, da TV Globo. Segundo a especialista, o óleo de coco feito em casa custa menos da metade do preço do mercado. Confira:

Ingredientes:

3 polpas de cocos médios e maduros sem a casca

4 xícaras de água de coco

Como fazer:

Compre os cocos secos e retire primeiro a água, depois a polpa. Bata todos os ingredientes no liquidificador até virar uma pasta. Coe a mistura com ajuda de um tecido ou de um coador de pano, e coloque em um pote de vidro. Deixe descansar em um ambiente escuro, como um armário, por 48 horas.

Depois de 2 dias, passe a mistura para uma garrafa de plástico por mais 6 horas, dessa vez em ambiente claro. Você vai notar que o óleo ficará na parte superior, enquanto a água e os resíduos vão para a parte inferior do objeto. Para facilitar a retirada, leve à geladeira até o óleo endurecer. Então, corte a garrafa e retire o óleo de coco. Está pronto!

Veja a receita na íntegra.

Aprenda a fazer seu próprio desodorante em casa