Você tem ideia do tanto de lixo que produz todos os dias? Inicialmente pode parecer pouco, mas se somado ao que cada brasileiro produz a conta é gigantesca. Para você ter uma ideia, em 2016 mais de 71,3 milhões de toneladas resíduos urbanos foram produzidos no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Um terço do lixo orgânico da América Latina vai parar em lixões ou aterros irregulares. O que afeta a saúde e a vida de pelo menos 170 milhões de pessoas.

Você pode contribuir para reduzir os números dessas estatísticas ao separar e descartar de forma consciente seu lixo, fazendo um bem danado não só ao planeta, mas também ao seu bolso. Isso mesmo, a partir do mês de abril a parceria entre a Autopass e a Triciclo Soluções Sustentáveis vai possibilitar que seu lixo reciclado seja convertido em créditos do cartão BOM.

cartão BOM é um cartão de transporte aceito nas linhas Intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo, no sistema metroferroviário (Estações do Metrô e CPTM), no Corredor ABD (São Mateus/Jabaquara e Diadema/Berrini) e nas Linhas Municipais das cidades Arujá, Carapicuíba, Cotia, Ferraz de Vasconcelos, Ibiúna, Mairiporã, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Caetano do Sul, São Roque, Suzano e Taboão da Serra.

Créditos: divulgação

Retorna Machine converte produtos reciclados em créditos do cartão BOM

“Nosso trabalho é ampliar os benefícios sociais e econômicos aos cidadãos – que já recebem descontos na conta de luz, em livrarias, créditos para o Bilhete Único e agora créditos Cartão BOM – como incentivo ao hábito de dar o destino correto ao resíduo reaproveitável e reciclável”, afirma Felipe Lagrotta Nassar Cury, CEO da Triciclo.

Como participar

É bem simples. Você faz seu cadastro numa Retorna Machine ou pelo site. A partir daí  leva o material até uma máquina e escolhe qual benefício você prefere, como por exemplo, créditos do cartão BOM.

Selo Facilite

Atualmente 16 máquinas estão disponíveis em estações de metrô, lojas de supermercado e outros pontos de comércio e serviço na capital, em São Bernardo do Campo (SP), Diadema (SP) e Itapevi (SP). As máquinas estão aptas para fazer a coleta seletiva de latas, garrafas plásticas, garrafas de vidro e embalagens longa vida recicláveis. Clique aqui e confira os endereços das Retorna Machines.

Como acumular pontos

Para cada tipo de embalagem, você terá uma pontuação. Cada 100 pontos, por exemplo, valem R$0,35 de crédito no Cartão BOM.:

  • Latas de alumínio - 15 pontos
  • Garrafas de vidro ou plástico - 10 pontos
  • Embalagens longa vida - 5 pontos.

Todas as embalagens devem estar vazias e apresentar código de barras legível. Somente as 10 primeiras embalagens no dia acumularão pontos para troca. A partir da 11ª embalagem (depositada no mesmo dia), os pontos acumulados serão doados para ONGs apoiadas pelo projeto.

A Retorna Machine é uma máquina de venda reversa, onde você leva materiais recicláveis e os converte em benefícios como desconto na conta de luz ou em livrarias, recarga no vale transporte ou doação para instituições de caridade, entre outras opções. Em um ano de atividade da Retorna Machines mais de 1.500.000 embalagens foram coletadas e revertidas em benefícios.

Cadastre-se aqui e fique por dentro das melhores dicas do Catraca Livre.


Fica a dica: lembre-se de calcular o frete para avaliar se o desconto está realmente valendo a pena, e de conferir se as ofertas estão mais baratas do que em outras lojas usando o Melhor Preço.


Leia também:

Aplicativo gratuito devolve parte do valor pago em suas compras