Prepare a pipoca, sente no sofá, aperte play em seu controle remoto e... Bons estudos!

Aprender não precisa ser uma tarefa tediosa e há alternativas para fixar os conteúdos. Pensando nisso, o professor de História do Curso Poliedro, Rodolfo Neves, elaborou uma lista com 19 filmes essenciais que auxiliam os estudantes que farão o Enem e os principais vestibulares do país este ano.

“As gerações mais jovens se adequam melhor à narrativa construída a partir de enredos e dramatizações audiovisuais. É claro que filmes não substituem o conteúdo dos textos didáticos e dos livros, mas ajudam a fixar assuntos abordados em aula”, explica Rodolfo.

Está pronto? Então confira as dicas abaixo:

1. GANDHI (1982): cinebiografia de Mahatma Gandhi e sua luta pela independência da Índia. Um belo filme sobre o recesso de descolonização afro-asiática (disponível na Netflix).

2. MANDELA (2013): cinebiografia de Nelson Mandela. Aborda toda a trajetória do líder sul-africano na sua luta pelo fim do Apartheid (disponível na Netflix).

3. CRUZADA (2005): no contexto do final da Segunda Cruzada, o filme aborda questões sobre o fanatismo religioso e a intolerância na Idade Média (disponível na Netflix).

4. FIVE CAME BACK (2017): história de cinco lendas do cinema que se alistaram para documentar a Segunda Guerra Mundial (disponível na Netflix).

5. HISTÓRIAS CRUZADAS (2011): aborda a questão racial no sul dos Estados Unidos na década de 1960 (disponível na Netflix).

6. TEMPO DE GLÓRIA (1989): relata a história de um destacamento de soldados negros que lutou na Guerra Civil dos EUA (disponível na Netflix).

7. APOCALIPSE NOW (1979): aborda o impacto psicológico da Guerra do Vietnã nos soldados.

8. NASCIDO EM 04 DE JULHO (1990): relata o regresso aos EUA de um jovem soldado que se torna paraplégico devido a um ferimento durante a Guerra do Vietnã. O filme aborda a luta do protagonista contra os preconceitos existentes na sociedade estadunidense em relação aos portadores de necessidades especiais, bem como seu engajamento no movimento pacifista.

9. O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? (1997): relata o episódio do sequestro do embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick durante o regime militar brasileiro.

10. OLGA (2004): cinebiografia de Olga Benário no contexto da Era Vargas, da formação do PCB e da Segunda Guerra Mundial (disponível na Netflix).

11. ADEUS, LENIN (2002): um relato ficcional sobre o impacto da reunificação alemã para os moradores da Alemanha Oriental.

12. O NOME DA ROSA (1986): um clássico, baseado no romance de Umberto Eco, contextualizado na Idade Média. Aborda a questão da liberdade intelectual e individual durante esse período, com destaque para os posicionamentos da Igreja Católica Apostólica Romana.

13. LUTERO (2003): cinebiografia de Martinho Lutero. Excelente material sobre a Reforma Protestante luterana.

14. LINCOLN (2012): apesar de criar uma imagem idealizada de Abraham Lincoln, o filme recria a tensão política enfrentada pelo presidente dos EUA durante a Guerra Civil, com destaque para a questão da abolição da escravidão.

15. A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA (1999): filme polêmico, relata a questão racial nos EUA a partir da jornada de um jovem dentro do movimento neonazista (o filme contém fortes cenas de violência).

16. GUERRA DE CANUDOS (1997): produção brasileira sobre o conflito em Canudos.

17. O PAGADOR DE PROMESSAS (1962): aborda o contraste e os conflitos entre o Brasil rural e o Brasil urbano nas décadas de 1950 e 1960, com destaque para temas como o sincretismo religioso e a intolerância.

18. A MISSÃO (1986): relato sobre os conflitos entre espanhóis, portugueses e guaranis após a assinatura do Tratado de Madri (séc. XVIII).

19. ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA (2007): aborda a relação de um jovem médico escocês e o ditador Idi Amin, em Uganda, na década de 1970.

  • Leia também:

11 coisas legais para ver na Netflix e aprender sobre ciência