3 países na Europa para cursar uma universidade (quase) de graça

Por: Redação

Aqui na editoria Educação do Catraca Livre já divulgamos diversas ofertas de bolsas de estudo em muitas partes do mundo. Mas, há também países em que a universidade pode ser cursada quase de graça, sem custos de anuidade ou competição para bolsas. Conheça abaixo três nacionalidades em que é possível estudar gastando o mínimo:

1. Alemanha

Saiba como estudar na Alemanha
Créditos: Getty Images
Saiba como estudar na Alemanha

As universidades da Alemanha não cobram nenhum tipo de taxa para alunos de graduação. De modo geral, não é caro para se viver em solo alemão. Por lá, os estudantes gastam entre 500 e 700 euros por mês com acomodação, transporte, alimentação e despesas gerais. Confira aqui as principais instituições de ensino na Alemanha.

2. Noruega

Os custos para estudar na Noruega
Créditos: Getty Images
Os custos para estudar na Noruega

As universidades públicas não cobram anuidade de qualquer estudante (incluindo alunos de graduação, mestrados e PhD). No entanto, é preciso desembolsar uma taxa semestral de manutenção que varia entre 300 e 600 coroas norueguesas (até 230 reais). Já o custo de vida no país é mais elevado. Veja aqui instituições da Noruega.

3. França

Como estudar na França pagando menos
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Como estudar na França pagando menos

Aos estudantes que se arriscam a falar francês, o ensino é mais em conta nas universités (com graduações e mestrados que custam entre 200 e 400 euros anuais) e écoles (formações mais específicas com custo de 600 euros anuais). Um estudante precisa de 430 euros por mês para se manter no país.

Com informações do site Estudar Fora

  • Leia também: