Sem recursos, ex-lavrador se forma em medicina após 19 anos

A história de José Reinaldo, que já virou capítulo de livro, com certeza também vai te inspirar. Morador de Monte Belo (MG), pequeno município com menos de 20 mil habitantes, ele driblou a falta de recursos para tornar seu sonho realidade: ser médico.

José Reinando vem de família humilde e trabalhou na zona rural, cuidando de vacas e em uma granja de suínos. Quando decidiu ser médico, tinha apenas o ensino fundamente. Então aos 20 anos ele largou a roça e voltou a estudar.

José Reinaldo ao lado de seus pais, Dona Divina e Pedro Lopes

Foram 19 anos investindo nos estudos e se superando a cada dia. O interesse pela carreira de medicina surgiu de um motivo doloroso. A irmã de José Reinando, Sueli, ficou doente. Durante o tratamento dela, ele encontrou uma cardiologista que o ajudou a lutar pela profissão.

“Como ele já era técnico de enfermagem, ele queria pagar a consulta da irmã e foi aí que eu disse pra ele para que não pagasse a consulta, que comprasse livros e estudasse, porque ele já tinha dito que tinha a intenção de ser médico”, disse a médica Ana Márcia de Melo em entrevista ao G1.

Ana Márcia foi quem escreveu o livro com capítulo dedicado a contar a história de José Reinaldo.

Colação de grau da Universidade de Ribeirão Preto

O ex-lavrador passou no vestibular de medicina na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e conseguiu bolsa por meio de uma carta em que contou sua história. Seis anos depois, José Reinaldo colou grau e se formou.

O mais novo médico agora faz atendimentos no Hospital Bom Pastor, de Varginha (MG), e pretende ajudar os amigos que o incentivaram a prosseguir. “Se você pensar que são 19 anos, é uma vida, de batalha, mas, valeu a pena”, desabafou ele. Leia aqui a reportagem na íntegra.