As latinhas de atum, ao invés de serem jogadas no lixo, podem ser recicladas e usadas como matéria-prima para criar objetos funcionais e que darão um toque sustentável à decoração.

Com alguns minutos é possível transformar as latas de atum em vaso de plantas, organizadores, forma, porta-velas, alfineteiro, castiçal, móbile, etc. Um abridor de latas sem rebarbas ajudará na reutilização da lata que pode ser decorada com Contact, tecido, feltro, pintada com tinta spray ou simplesmente usada sem o rótulo. Confira abaixo 10 sugestões para reciclar as latas:

Luminária pendurada

Encape as latas com papel contact e passe o barbante envolta delas amarrando na parte superior. Pendure os barbantes no cabide suspendendo as latas de forma irregular. Coloque prendedores de roupas, também revestidos com Contact, para cobrir os nós dados no cabide. Insira as velas nas latinhas. Clique aqui e veja como fazer passo a passo.

Vasinho para plantas

Coloque pregadores de roupas em torno de toda a latinha. Serão necessários cerca de 19 prendedores. Depois é só colocar uma plantinha. O recipiente também pode ser usado como porta-velas. Clique aqui e confira como fazer.

Molde em forma de coração

Além da tampa, tire o fundo da lata com o abridor. Use um alicate para dar o formato de coração à lateral da latinha. A forma pode ser usada para fazer ovo frito, cookies, cortar frutas, entre outras utilidades. Clique aqui e saiba como fazer.

Porta-velas 

Esta luminária é feita com uma lata de atum envolta com cerca de 20 prendedores de roupa que serão adornados com sementes e folhas secas. Clique aqui e veja como fazer passo a passo.

Vasinho magnético

Recorte um plástico resistente no tamanho da lata e corte-o pela metade. Cole-o dentro da lata. Envolva a parte externa da lata com um barbante rústico. Coloque a suculenta dentro da latinha. Cole os ímãs na parte inferior da lata. O vasinho magnético fica pronto em cerca de 10 minutos. Clique aqui e veja como fazer.

Porta-joias de coração

Dobre a lata cerca de três vezes para alcançar o formato de coração. Com tinta spray pinte a lata para fazer o acabamento e está pronto. Clique aqui e saiba como fazer passo a passo.

Alfineteiro

Cubra a lata com feltro decorado com linha de bordado. Faça uma almofadinha com fibra acrílica revestida com feltro. Coloque-a dentro da lata e costure-a. Clique aqui e veja como fazer passo a passo.

Organizadores

Basta tirar os rótulos das latas e utilizá-las como organizadores de miudezas. Quem preferir por encapar as latinhas com adesivo vinílico.

Castiçal

Com uma tesoura bem resistente e um alicate é possível transformar uma lata de atum em um castiçal para velas fazendo recortes nas bordas da latinha. Clique aqui e veja como fazer.

Móbile

Encape a lata com tecido e faça 4 furos com a chave de fenda na parte inferior. Passe por eles os cordões e prenda-os unidos em um lacre de latinha que será usado para prender o móbile. Faça cordões decorados com miçangas e cole-os na parte interna da latinha com cola quente. Clique aqui e saiba como fazer.