Muito utilizados no dia a dia em aplicativos como Whatsapp ou Messenger, os emojis ganharam espaço à medida que ocorreu a popularização dos smartphones. Com isso, redes sociais abraçaram seu uso e hoje é possível utilizá-los praticamente em qualquer aplicativo ou site social e até ir além e incorporá-los em sua estratégia de e-mail marketing.

Afinal, o que são emojis?

A ideia é muito simples: transmitir um sentimento ou uma emoção sem palavras, utilizando apenas uma pequena imagem, conhecida como emoji ou emoticon. Mas como isso pode ajudar a sua empresa a se destacar quando se trata de marketing digital? O emoji pode aproximar seu negócio de seu público de uma forma descontraída, sendo uma ótima forma de se conectar com a sua audiência, independentemente da idade.

Créditos: aleepiskin / iStock

O Emoji pode se tornar uma ótima ferramenta

Emoji como parte da estratégia de marketing digital

Aqui a criatividade é muito importante: se você está vendendo um produto ou serviço, porque não utilizar um emoji para exemplificar aquilo que você vende? Se é um serviço ou uma mensagem específica, a combinação de vários emojis pode se transformar em uma poderosa e divertida mensagem. E é por causa dessa versatilidade que os emoticons chegaram para ficar. O Emoji pode se tornar uma ótima ferramenta para se diferenciar da sua concorrência.

Porém, lembre-se que isso deve fazer parte da sua estratégia de conteúdo: não adianta usar um emoji que não faça sentido com o seu posicionamento de marca e com o conteúdo do seu e-mail.

Como e onde usar emojis no e-mail marketing

Um exemplo de sucesso é utilizá-lo no assunto do e-mail marketing, dando maior destaque para o seu conteúdo em um mar de outros e-mails. Além disso, estudos apontam que existe um aumento considerável na taxa de abertura de um e-mail quando o assunto conta com um emoji. Como já abordamos em outros artigos, o título sempre deve ser condizente com o conteúdo para não prejudicar a conversão e nem a confiança que seu potencial cliente tenha na sua marca, e isso vale para o tipo de emoji a ser utilizado.

Por último, é importante lembrar que existem diferenças em como um emoji aparece em cada plataforma e, por isso, é sempre fundamental realizar testes para garantir que ele seja visível e transmita a ideia inicial.

Quando falamos em e-mail marketing, pode-se fazer testes até encontrarmos o que funciona melhor para nossa audiência e os emojis não fogem dessa regra. Então, comece a testar, analise os resultados e descubra qual é o emoji certo para o seu público-alvo! ;)

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.