Cada vez mais as pessoas buscam diferentes formas de ganhar dinheiro extra ou de sentir que tem mais controle sobre sua vida profissional. Para os mais variados perfis e áreas, ser freelancer pode ser um bom negócio.

Mas a dúvida para quem não tem uma carteira de clientes é a mesma: por onde começar? Para os profissionais que querem entrar em uma nova etapa e conquistar novos trabalhos e para os que querem ampliar as possibilidades, o Catraca Livre selecionou dez sites que ajudarão a começar a empreitada. Confira abaixo:

ComunicaGeral – oferece oportunidade para freelancer, programador, web designer, profissionais de comunicação, marketing, design gráfico, internet e tecnologia.

Escola Freelancer – site conta com diversas matérias para ajudar o freelancer, como por exemplo “Como criar um portfólio online em 7 passos”, “As maiores dificuldades na gestão de tempo e como superá-las”, entre outras.

Freelancer – reúne diversas oportunidades de áreas variadas.

Busca Freelas – uma rede social voltada para freelancers.

Prolancer – oportunidades nas áreas de design e criação, fotografia e audiovisual, publicidade e marketing, redação e conteúdo e web e desenvolvimento.

99freelas – um espaço para freelas e empresas se encontrarem.

Trampos.co – o site tem uma área especial para anúncio de trabalhos freelancers.

GetNinjas – um espaço para encontrar e anunciar os mais variados tipos de trabalho.

Freelance Web designer – site voltado para profissionais da área.

Shoe Boxed – este é para quem já está trabalhando como freelancer. Ajuda a organizar os papeis, como recibos, pagamentos e documentos.