Afrobras oferece banco de talentos e vagas para jovens negros

Com 52,9% da população, profissionais negros ocupam apenas 4,7% dos postos de direção e 6,3% dos cargos de gerência das 500 maiores empresas que operam no Brasil. Saiba o que fazer para mudar este cenário

No dia 21 de março, Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial, foi lançado em São Paulo o projeto Afrobras, plataforma criada para reunir currículos de afrodescendentes e oferecer vagas de empregos para esses jovens.

O Projeto iniciativa Empresarial pela Igualdade é uma plataforma idealizada pela ONG Afrobras e pela Faculdade Zumbi dos Palmares, que visa abordar de forma ampla o tema da diversidade étnico-racial no mercado de trabalho.  Como resultado, um banco de talentos afrodescendentes foi criado para tratar a questão, com currículo de estudantes e vagas de empresas de todo o país.

Igualdade pra quem? 

Segundo o IBGE, 52,9% da população brasileira é composta por pretos e pardos. Apesar disso, pesquisa divulgada em 2016 pelo Instituto Ethos revela que os negros ocupam apenas 4,7% dos postos de direção e 6,3% dos cargos de gerência das 500 maiores empresas que operam no Brasil.

Sobre as mulheres negras a desigualdade é ainda mais acentuada, já que elas estão presentes em 1,6% dos postos de gerência e em 0,4% dos cargos de direção.

Mulheres estão presentes apenas em 1,6% dos postos de gerência e em 0,4% dos cargos de direção, segundo pesquisa do IBGE
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Mulheres estão presentes apenas em 1,6% dos postos de gerência e em 0,4% dos cargos de direção, segundo pesquisa do IBGE

Como estimular a promoção da igualdade racial na sua empresa ?

Para abordar a questão, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade destaca 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade.

As sugestões buscam favorecer a construção de um plano de ação nas empresas, por meio de indicativos de ação ou diretrizes gerais relacionadas a cada um dos Compromissos.

1. Comprometer-se com o respeito e a promoção da igualdade

* Articular-se com outras organizações

A alta liderança da empresa deve articular-se com stakeholders, outras empresas, governos, organizações e lideranças da sociedade civil, no diálogo em torno da promoção da igualdade racial, fortalecendo os programas e ações efetivas.

2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo a todas as pessoas.

*Metas para inclusão de profissionais negros

Estabelecer metas específicas para a inclusão de profissionais negros em processos de recrutamento e seleção para vagas ou para promoção e carreira na empresa, realizando ações afirmativas para e ampliar a participação do segmento no mercado de trabalho, priorizando, sobretudo, jovens negros e mulheres negras.

3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para todas as pessoas.

* Implantar ou aprimorar canal de reclamação

Implantar ou aprimorar canal de reclamação de empregados(as) considerando a diversidade racial, a vulnerabilidade de alguns segmentos da população a práticas de discriminação e as necessidades específicas de capacitação dos operadores do canal para lidar com as especificidades da discriminação racial.

4. Sensibilizar e educar para o respeito e a promoção da diversidade racial.

* Realizar eventos

Realizar eventos internos ou apoiar eventos da comunidade relacionados à diversidade racial, dando visibilidade ao tema, aos empregados, às autoridades e lideranças da sociedade que representam a busca por avanços na promoção da igualdade racial.

5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade sobre diversidade racial.

* Formalizar participação do grupo no sistema de gestão

Formalizar criação ou existência do grupo no sistema de governança das ações de valorização da diversidade ou outros sistemas de gestão da empresa, garantindo que os diagnósticos, proposições e planos de ação sejam considerados institucionalmente, sobretudo pela alta liderança.

6. Promover o respeito à diversidade racial na comunicação e marketing.

* Inserir mensagens positivas na comunicação e marketing da empresa

Inserir mensagens positivas sobre diversidade racial na comunicação e marketing da empresa, com uso de imagens, falas e situações que valorizem as pessoas de diferentes segmentos da população e a importância de se promover a igualdade racial na sociedade.

7. Respeitar e promover a diversidade racial no planejamento de produtos, serviços e atendimento a clientes.

* Planejar produtos e serviços considerando o segmentos étnico-raciais da população.

Considerar as perspectivas, expectativas e demandas específicas dos diferentes segmentos étnico-raciais da população no planejamento de produtos e serviços, sempre que se mostrar viável e respeitoso para com seus direitos.

8. Promover ações de desenvolvimento profissional para se alcançar a igualdade racial no acesso a oportunidades de trabalho e renda.

* Criar mecanismos internos visando ao desenvolvimento na carreira dos empregados(as) de segmentos historicamente discriminamos

Criar mecanismos internos, como coaching ou mentoring, entre outros, para favorecer o enfrentamento de barreiras que impedem ou atrapalham o desenvolvimento dos empregados(as) destes segmentos étnico-raciais na carreira.

9. Promover o desenvolvimento econômico e social na cadeia de valor dos segmentos étnico- raciais em situação de vulnerabilidade e exclusão.

* Apoiar o fomento econômico a empreendedores dos segmentos historicamente discriminados, sobretudo a população negra.

Estabelecer parcerias, patrocínios, incentivos e/ou eventos com organizações de fomento econômico e apoio a empreendedores para que considerem os segmentos historicamente discriminados, sobretudo a população negra, em seu planejamento e atividades.

10. Promover e apoiar ações em prol da igualdade racial no relacionamento com a comunidade.

* Realizar ou apoiar eventos que promovem a diversidade racial como valor na sociedade

Incentivar, apoiar ou oferecer patrocínio a eventos que promovem igualdade racial, o valor da diversidade racial e os direitos humanos de segmentos étnico- raciais historicamente discriminados.