Conheça as qualidades de um bom feedback

Independente do que você faz para viver, em algum ponto você vai ter que comunicar como se sente em relação ao trabalho de outra pessoa. Ser capaz de dar um ótimo feedback é uma habilidade fundamental. Então, por que a maioria de nós é ruim nisso? E como podemos melhorar?

Um bom feedback é fundamental para o bom desempenho

Aparentemente, dar feedback é algo fácil. Entretanto, quando chega a sua vez – seja dando suas opiniões sobre o novo design do site ou fazendo uma avaliação sobre o trabalho de um colega – os momentos em que somos chamados para dar feedbacks podem ser duros.

O segredo é encontrar o equilíbrio entre feedback negativo e positivo. Qualquer feedback negativo deve ser claro e oportuno, mas não tão duro que possa ser percebido como crítica. Em relação ao feedback positivo, você precisa garantir que ele não ofusque qualquer ponto negativo que precise ser abordado.

Quando o feedback é dado aberta e honestamente, ele pode ser extremamente valioso para sua carreira ou empresa.

Confira as seis dicas para um ótimo feedback:

1. SEJA ESPECÍFICO

Todos nós respondemos melhor quando recebemos um feedback específico. Dizer algo do tipo: “Você precisa conversar mais com a equipe”, pode parecer claro, mas, na realidade, é ambíguo e difícil de ser quantificado tanto para você quanto por seu colega.

No lugar, diga algo como: “Eu gostaria que você, semanalmente, desse suas opiniões sobre nosso crescimento durante as reuniões da equipe”, é muito mais claro e ajuda a pessoa que está recebendo o feedback a entender exatamente o que você está pedindo.

Feedbacks vagos levam a atrasos e desentendimentos. Com feedbacks concisos e específicos, as coisas certamente se moverão com mais suavidade.

2. SEJA IMEDIATO

O melhor feedback é imediato e vem enquanto todos os detalhes ainda estão frescos em sua mente.
Se você demorar para dizer a alguém que acha que sua performance pode melhorar, o feedback perde impacto e será mais difícil para a pessoa entender exatamente qual mudança é necessária.

É fácil deixar o feedback escapar em um mundo ocupado onde temos centenas de mensagens, notificações e tarefas competindo por nossa atenção todo o tempo. Para resolver esse problema, agende um horário para fornecer feedbacks sempre que for necessário. Torne o feedback um hábito.

3. AMARRE O FEEDBACK AOS OBJETIVOS

Se não amarrar seus feedbacks a objetivos diretos, os fios se cruzam e o objetivo final se perde.

Dizer a um desenvolvedor que “Você deveria gastar menos tempo aperfeiçoando o código” não o ajuda a entender o motivo do feedback, porque ele acredita que está fazendo o seu melhor.

Prefira dar um exemplo e inserir o objetivo: “Nós precisamos entregar esse update até semana que vem. Primeiramente, gostaria que você garantisse que o código seja funcional. Nós arrumaremos os detalhes após o lançamento”.

Isso fornece, ao receptor, um objetivo claro a ser buscado e uma razão pela qual você deu esse feedback.

Para mais dicas sobre feedback, confira o post completo no Tutano!