Na última terça-feira, 30, o Mercado Livre anunciou o lançamento do serviço de empréstimos voltado a seus vendedores: o Mercado Crédito.

Para facilitar a vida dos usuários da plataforma, o serviço pode oferecer até R$ 350 mil em crédito, com taxas de 2,25% a 5,5%, que podem ser pagos em até 12 vezes. Antes do lançamento, a empresa já contava com cerca de 85 mil vendedores pré-aprovados e a meta é atingir 400 mil beneficiários.

A novidade, segundo notícia divulgada pela Revista Exame, visa atingir pequenas empresas e micro empreendedores que usam a plataforma de comércio eletrônico como renda. Estimativas recentes calculam cerca de 350 mil pessoas em toda a América Latina que se encaixam neste perfil.

Créditos:

A empresa já tem 85 mil vendedores pré-aprovados para o serviço

O Mercado Crédito foi lançado primeiramente na Argentina, em maio de 2017, no México há dois meses e hoje foi lançado oficialmente no Brasil. No entanto, já atuava de forma piloto há cerca de seis meses.

Quem pode participar?

Por enquanto, apenas vendedores pré-aprovados podem pedir uma linha de crédito. O pedido é feito pela plataforma do Mercado Pago e, segundo a empresa, precisa de apenas dois cliques para que o dinheiro caia na conta.

O processo é completamente digital e a empresa não requisita novos documentos ao vendedor. Cada oferta é diferente e o valor e taxas são calculadas com base em um sistema de análise de risco desenvolvido internamente.