Copa do Mundo 2018: qual seria a sua escalação de mulheres fodas?

Texto escrito por Luisa Rodrigues e publicado no Superela

A Copa do Mundo 2018 está aí e todas nós já estamos com o modo Skavurska ativado! Eu nem vou entrar numa discussão de como esse evento só traz times masculinos porque isso é tema para outro texto. Porém, hoje tenho uma proposta para vocês. Bora escalar 11 jogadoras fodas pra montas nosso time de mulherões da porra? Aí, vamos levar em conta figuras que são importantes para o empoderamento feminino e Feminismo, ok?

Chegou a hora de enaltecer umas minas aí! Bora lá:

Copa do Mundo 2018: a melhor seleção de mulheres fodas em campo que você respeita

Seleção feminista

Goleira – Maria da Penha

Maria da Penha
Créditos: Arquivo Pessoal
Maria da Penha

A goleira tem como função evitar os gols do time adversário. Além disso, é legal saber, como curiosidade, que essa função é a única, entre os jogadores em campo, que pode tocar na bola com as mãos. Para ser uma boa atleta nessa posição, é preciso ter bons reflexos e muita flexibilidade.

Então, para começar nossa escalação, a primeira mulher foda selecionada será Maria da Penha. Para quem não sabe, ela foi uma das responsáveis pela lei que leva o seu nome, após ser vítima de agressões e tentativas de assassinato por parte de seu marido. Foram 20 anos para ver a justiça ser feita e, atualmente, ela coordena uma ONG que cuida de vítimas de violência doméstica.

Zaga

As zagueiras formam a defesa da grande área (o gol). Para essa posição, o costume é selecionar jogadoras mais altas (para conseguirem cabecear as bolas lançadas contra o gol), resistentes e fortes.

Zagueira Direita – Patrícia Rehder Galvão (Pagu)

Pagu

Pagu foi uma das maiores responsáveis pela defesa da mulher/causas políticas do Brasil. Para se ter ideia, ela foi a primeira mulher presa no país por motivações de cunho político. Nascida em 1910, a escritora, jornalista, tradutora, diretora de teatro, poeta e desenhista criticava o papel conservador da mulher na socialidade.

Zagueira Esquerda – Marielle Franco

Marielle Franco

Marielle presente, sempre! Essa moça era socióloga, mestre em Administração Pública, vereadora do Rio de Janeiro pelo PSOL e presidenta da Comissão da Mulher na Câmara. Lutadora dos direitos das mulheres e problematizadora de temas nas favelas, ela foi assassinada em 14/03/2018.

Ninguém melhor para proteger nosso gol que ela durante nossa Copa do Mundo 2018 de mulherões, né?

Laterais

Veja mais aqui: Copa do Mundo 2018 – Qual seria a sua escalação de mulheres fodas?

Em parceria com Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3