Clara de ovo é coisa do passado. Agora você, vegano, amigo de vegano, pode preparar merengue, suspiro e vários outros pratos. O substituto vegetal da clara de ovo é algo simples, barato e que pode ser encontrado em qualquer lugar: água de cozimento de grão de bico. Sim, acredite! A dica foi compartilhada pela página Papacapim.

Aquele líquido que sobra na panela quando se cozinha grão de bico em casa. Ele mesmo. Ou o líquido que acompanha grão de bico enlatado.

Veja abaixo a receita e arrase na cozinha com suspiros e mashmallows:

1. Cozinhe grão de bico e reserve 3/4 de xícara da água do cozimento (ou a mesma quantidade do líquido que vem com o grão de bico enlatado).

2. Para deixar a mistura mais concentrada, transfira para uma panela pequena e ferva até o líquido reduzir pela metade. Isso faz com que o merengue fique mais consistente.

3. Bata o líquido (concentrado ou não) na batedeira ou com batedor elétrico o mais indicado!)

4. Quando a mistura tiver dobrado de volume e estiver espumante e aerada acrescente 1/2 xícara de açúcar comum e continue batendo até atingir a consistência de mashmallow mole.

5. Como fica um leve sabor de grão de bico, perfume a mistura com otinhas de extrato de baunilha. Raspas de limão ou aranja, essência de amêndoas também caem bem, dependendo da receita.

E veja agora cinco opções do que você fazer com essa delícia:

1. Assar a mistura em formando suspiros.
2. Usar para fazer uma pavlova.
3. Usar o mashmallow mole para rechear bolos e outros doces.
4. Colocar em cima de uma torta de limão e assar, criando uma cobertura-suspiro.
5. Usar a mistura como base para fazer biscoitos que são normalmente feitos com clara de ovo em neve.