“Nunca usei o Excel no trabalho, mas vi outras pessoas fazendo gráficos bonitos e pensei: ‘Eu provavelmente posso desenhar com ele’”, conta Tatsuo Horiuchi, 75 anos. E não só conseguiu como fez trabalhos impressionantes, como o que está à venda na Spoon & Tamago e que já foram expostos no Museu de Arte Moderna de Gunma, no Japão.

Pouco antes de se aposentar, há 15 anos, Horiuchi buscava um novo desafio. Já tinha interesse em artes gráficas, mas não sabia qual método utilizaria para se expressar. Comprou um computador e começou a experimentar a ferramenta mundialmente conhecida por ser capaz de criar inúmeras planilhas e fazer os mais variados cálculos.

"Os softwares gráficos são bastante caros, porém o Microsoft Excel já vem pré-instalado nos computadores com Windows, além de possuir mais funcionalidades e ser mais fácil de utilizar do que o Microsoft Paint", explica o artista japonês, que foi reconhecido com o prêmio Excel Autoshape Art Contest.

Para criar as imagens, ele usa a função “autoshape” da planilha. Confira algumas de suas obras:

 

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.