São Paulo ganha novos corredores de ônibus e chega a 500 km de vias exclusivas

Com inauguração de novos trechos nesta segunda-feira, São Paulo supera expectativa da CET e amplia 350 quilômetros a mais que o planejado

Por: Redação

Nesta segunda-feira, a cidade de São Paulo chegou a 500,3 km de faixas exclusivas ao transporte público com a inauguração de mais 4,2 km em diversas regiões da capital paulista. Ainda segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a meta inicial era implantar ao menos 150 km de faixas.

De acordo com informações do órgão, até 2012, a cidade contava apenas com 90 km de vias exclusivas e “diante dos resultados expressivos em benefício dos usuários a programação foi ampliada e se tornou permanente”.

Desde a implantação das faixas na cidade, debate sobre mobilidade urbana dividiu a população entre usuários do transporte público e individual

Em nota, o secretário municipal de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, justificou que as faixas reduziram o tempo gasto nos transportes em até quatro horas por semana. “As faixas exclusivas têm tido um papel fundamental no processo de democratização do viário, seja por atender os passageiros, que tiveram uma redução de quatro horas por semana em suas viagens, seja por contribuir para organizar o fluxo do trânsito em geral, já que as faixas delimitam os espaços para os respectivos veículos”.

Onde estão as novas faixas?

Confira a localização das novas faixas inauguradas nesta segunda-feira:

– Faixa da rua Caio Prado, entre rua Augusta e rua da Consolação, sentido centro. Funciona de 2ª a 6ª feiras, das 6h às 20h (300 m)
– Av. dos Três Poderes, entre a av. Prof. Francisco Morato e av. Eliseu de Almeida, sentido Eliseu de Almeida. De 2ª a 6ª feiras, das 6h às 20h, e sábados das 6h às 14h (400 m)
– Rua Leais Paulistanos, entre av. Dom Pedro I e rua Agostinho Gomes, sentido bairro. De 2ª a 6ª feiras, das 17h às 20h (1 km)
– Rua Agostinho Gomes, entre rua Leais Paulistanos e rua Xavier Curado, sentido bairro. De 2ª a 6ª feiras, das 17h00 às 20h00 – 800 metros.
– Rua Xavier Curado, entre rua Agostinho Gomes e rua Silva Bueno, sentido bairro. De 2ª a 6ª feiras, das 17h às 20h (400 m)
– Rua José Chimenti, entre rua Silva Bueno e av. do Estado, sentido bairro. De 2ª a 6ª feiras, das 17h às 20h (200 m)
– Rua São Pedro Fourier, entre av. Giovanni Gronchi e rua Mal. Hastimphilo de Moura, sentido centro. De 2ª a 6ª feiras, das 6h às 9h e das 17h às 20h (400 m)
– Rua Mal. Hastimphilo de Moura, entre rua São Pedro Fourier e a 70 m antes da rua Domingos Lopes da Silva. De 2ª a 6ª feiras, das 6h às 9h e das 17h às 20h (200 m)
– Av. Vitor Manzini, entre rua Vicentina Gomes e rua Cristalino Rolim de Freitas, sentido centro. Horário integral (200 m)
– Ponte Santo Dias da Silva/Ponte do Socorro, entre av. Atlântica e rua Cristalino Rolim de Freitas, sentido bairro. Horário integral (300 m)