6 dicas para manter o cabelo crespo lindo e saudável

Só vê nas capas de revistas, na televisão e nas embalagens de cosméticos mulheres com cabelos lisos, o não reflete a realidade das ruas brasileiras. Pressionadas por esse padrão, as de cabelos crespos se submetem a processos de alisamento que acabam com seus fios e toda a beleza dos cachinhos.

De um tempo pra cá, diversas celebridades abandonaram esses tratamentos prejudiciais e deram uma forcinha a uma nova onda de mulheres que também resolveram assumir o orgulho pelos cachos.

Sheron Menezzes foi uma das personalidades que abandonou os processos de alisamento para assumir o cabelo crespo. E ARRASOU NÉ?

Contudo, cuidar desse tipo de cabelo exige produtos e técnicas próprias, que mantém a hidratação e o formato natural dos fios.

Pensando em ajudar você, mulher amiga do cabelo crespo, o Estilo Catraca Livre listou não uma, mas seis dicas para cuidar da juba e mantê-la bem lindona. Veja:

  • 1ª dica

Lave o cabelo duas vezes por semana com produtos específicos para cabelo crespo. Se livre de shampoos e condicionadores com sulfato e petrolatos, como óleos minerais, vaselina e parafina. Essas substâncias tendem a deixar os fios ressecados e danificados, pois não permitem que o cabelo absorva nutrientes.

  • 2ª dica

Usar shampoos excessivamente retira os óleos naturais dos fios. Por isso, intercalar as lavagens com o Co-Wash ajuda muito na manutenção da hidratação natural do cabelo crespo. A técnica consiste em lavar o cabelo apenas com condicionador, que protege os fios, dá maior maleabilidade e diminui o atrito na hora de pentear.

  • 3ª dica

Naturalmente, o cabelo crespo tende a ser mais opaco e ressecado, afinal a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo do fio fica mais difícil devido ao seu formato. Portanto, investir em hidratações é algo essencial para manter o cabelo lindo e saudável.

A hidratação repõe a água e proteínas dos fios, e deve ser feita uma vez por semana. Opte por produtos específicos para esse tipo de cabelo, com óleos naturais, aloe vera (babosa), pantenol e vitaminas.

  • 4ª dica

Sempre penteie o cabelo crespo molhado, utilizando pentes de madeira com dentes largos, que dão menos eletricidade aos fios. Não é o mais recomendado, mas, se precisar penteá-lo depois de seco, use uma escova de cerdas naturais. Lembre que o cabelo é seu amigo, por isso, faça o processo com delicadeza, amor e carinho.

Cuidados ao pentear o cabelo crespo fazem toda a diferença na hora de manter os fios bem estruturados
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Cuidados ao pentear o cabelo crespo fazem toda a diferença na hora de manter os fios bem estruturados
  • 5ª dica

Secar o cabelo naturalmente é saudável para os fios e ainda deixa os cachos mais definidos. Se preferir secar com um secador, use sempre o bico difusor e não mantenha o equipamento próximo a cabeça durante muito tempo para não ressecar os fios.

  • 6ª dica

Para arrumar a juba nos outros dias, espalhe um leave in na mão e aplique no cabelo. Lembre que é proibido passar os dedos entre os fios, ou seus cachinhos vão ficar sem forma.

Dê a famosa amassadinha na hora de aplicar e você está pronta para desfilar com um cabelo crespo MA-RA-VI-LHO-SO.


  • Turbine seu cabelo crespo: