Artista repinta bonecas como as drag queens de RuPaul’s Drag Race

Quer beleza, criatividade e realeza? Então você precisa assistir a RuPaul’s Drag Race (se é que você já não é fã!). O reality show americano reúne drag queens em provas diversas para disputarem por uma coroa, rendendo apresentações engraçadas e surpreendentes. Tudo isso com a apresentação da icônica RuPaul. É imperdível – e dá para ver várias temporadas na Netflix.

Como cada episódio do programa tem um desfile temático, não faltam visuais incríveis para inspirar Mark Jonathan: o artista recria os looks mais marcantes da glamourosa competição em bonecas tipo Barbie. Elas ficam simplesmente espetaculares.

Mark usa materiais como acetona, lápis aquarelável, giz pastel e tinta acrílica para fazer a repintura. No vídeo abaixo dá para ter uma boa ideia desse processo: com o desenho original do rosto da boneca totalmente apagado, o artista contorna as novas feições com o giz pastel, faz a maquiagem com lápis aquarelável e reforça alguns detalhes com tinta acrílica.

Em média, cada repintura leva duas horas. “Se estou muito distraído, posso levar umas cinco horas”, confessa Mark em um vídeo no seu canal. Enquanto ele faz essa etapa, tinge o cabelo das bonecas e cria os acessórios delas, sua mãe o ajuda a fazer as roupinhas.

A lista de sugestões de drag queens que ele recebe nos comentários do Instagram é grande. Violet Chachki, Naomi Smalls, Trixie Mattel e Valentina já foram homenageadas:

Naomi Smalls, inclusive, ficou super feliz com sua boneca:

Apesar de todo o trabalho que leva uma repintura, se Mark não ficar satisfeito com o resultado, refaz tudo do zero. Foi o caso da boneca de Emma Watson como Bela. “Ela tem um ar meio andrógino, então foi difícil capturar isso sem deixar [o rosto] com cara de menino”, explica ele:

O artista não pensa em vender os seus trabalhos por enquanto; a não ser que comece a faltar espaço na sua casa. “Gosto da maneira que [as bonecas] estão ficando, mas sinto que minhas habilidades podem ficar ainda melhores com o tempo”, considera. No entanto, as bonecas de RuPaul’s Drag Race são as que têm menos chance de ficarem à venda. Ele explica: “tenho mais carinho por elas porque as faço com a minha mãe, que faz as roupas, então elas são meio como uma memória divertida para mim”.

Em breve, drag queens como Kimchi, Miss Fame e Bob devem ganhar suas versões boneca. Fique de olho no Instagram e no Youtube de Mark Jonathan para conferir!