Abandono de animais viraliza na internet

Uma cena que aconteceu numa pequena cidade da Bahia- Guaratinga – está chocando o Brasil.
Uma égua doente foi arrastada viva por um caminhão da companhia de limpeza da cidade por cerca de 500 metros. A prefeitura informou que vai abrir sindicância para apurar o caso.
A égua agonizava em uma via pública, quando um fiscal da companhia de limpeza ordenou a servidores que ela fosse levada para o lixão da cidade. Os funcionários se recusaram e o próprio homem amarrou o animal na caçamba do caminhão e ordenou que o veículo partisse.
O vídeo, feito por Estevao Silva, morador da cidade, mostra o animal se debatendo preso ao caminhão. A população grita tentando evitar a crueldade, mas, segundo testemunhas, o caminhão só parou quando o motorista de um veículo que passava o interceptou. O fiscal, então, desamarrou o animal, muito debilitado, e foi embora, deixando até a caçamba para trás.

No Brasil, existem quase 20 milhões de animais em abandono, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Em época de férias, a situação piora: os donos marcam viagens e largam seus animais na rua, como se fossem objetos.

Para denunciar esse tipo de atitude – mais recorrente do que imaginamos –, a fundação francesa 30 Millions d’Amis lançou uma campanha de sensibilização no país. Em apenas uma semana, o vídeo tem mais de 7 milhões de visualizações e 215 mil compartilhamentos.

O vídeo mostra a diferença de comportamento entre um cão e seu dono: enquanto o animal fica ao lado do humano em todos os momentos difíceis, como no hospital e até após um acidente de carro, o homem não pensa duas vezes em abandonar seu bichinho na primeira oportunidade que encontra. Assista. E reflita.