Últimos posts

Veja Mais

O usuário e/ou senha digitados estão incorretos.

10 dicas para você ficar mais calmo durante a entrevista

Para que sua entrevista de emprego não seja arruinada pelo seu nervosismo e ansiedade, confira algumas dicas que podem reverter essa situação.

12/06/2017 17:21

por Redação

Créditos: iStock

Algumas atitudes podem te ajudar a ficar mais calmo e não comprometer seu desempenho na hora da entrevista de emprego

Com o alto índice de desempregados no Brasil, 14,9%, ser escolhido para concorrer a uma vaga e fazer uma entrevista de emprego é um momento importante. Nessa hora, ansiedade, pressão e nervosismo podem muitas vezes, fazer até mesmo um profissional qualificado colocar tudo a perder.

Para evitar que erros sejam cometidos e que uma chance de contratação seja desperdiçada, abaixo selecionamos 10 dicas para você conseguir controlar as emoções, antes e durante da entrevista e ter um ótimo desempenho. Confira:

  • Antes

1) Pense nas perguntas que podem surgir

Algumas perguntas, quase sempre fazem parte de uma entrevista, como por exemplo: "Fale sobre você", "Porque você tem interesse nessa vaga?", "Porque você quer trabalhar nesta empresa?", "Fale da sua experiência em outra empresa", "Diga o que você estudou, que o prepara para esta vaga de estágio", "Quais seus pontos fortes e fracos".

Pensar no que pode ser perguntado e em algumas respostas possíveis, fará com que você não se surpreenda na hora da entrevista e se sinta mais seguro e preparado, evitando assim o nervosismo de não saber o que dizer.

2) Pense nas suas perguntas

É de praxe o entrevistador perguntar se você tem alguma dúvida. Esteja preparado para este momento que indica que a entrevista está chegando ao fim. Elabore antes alguma dúvida pertinente ao cargo ou a empresa e demonstre assim, que você realmente está interessado.

3) Treine para evitar possíveis erros 

Além de pensar nas perguntas possíveis é importante também treinar. Conte com a ajuda de um amigo ou familiar, repasse as perguntas e imagine-se conversando com o recrutador. A preparação é 90% de sucesso na entrevista. Assim, você consegue analisar seu comportamento e corrigir o que for necessário antes da hora H.

4) Pesquise sobre a empresa

É muito importante que você conheça sobre a empresa: sua história, os ramos em que atua, prêmios que eventualmente tenha ganhado, ações sociais em que participe, entre outros. Para isso é bem simples, basta fazer uma busca na internet. Durante a entrevista você pode até comentar, se for oportuno, sobre algo que tenha lido. Isso vai demonstrar seu interesse em fazer parte da empresa e te dar mais segurança, pois você estará munido de informações.

5) Organize-se para o dia da entrevista 

Além de pesquisar quanto tempo você levará para chegar até o local da entrevista, coloque um tempo extra generoso, para os imprevistos: chuva, engarrafamento, você não achar o caminho, entre outros pontos. Assim, você evita de chegar estressado, suado, descabelado e pior de tudo: atrasado. Colocando toda sua preparação a perder.

Fora sair um pouco antes, também reserve um tempo excedente depois. Se a entrevista está marcada, das 15h às 16h, conte com pelo menos uma hora a mais depois. Isto porque, muitas vezes você pode ficar esperando, principalmente se for falar com algum gerente ou diretor, ter de fazer algum teste. Isto pode afetar seu desempenho, ao te deixar tenso ou ansioso por estar atrasado para o seu próximo compromisso.

6) Faça alguma atividade para relaxar

Há diversas atividades que podem ser feitas para você relaxar e estar mais calmo e centrado durante a entrevista. Tudo vai depender do seu perfil, uma opção seria meditar, o que pode te ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e aumentar o foco. Outra opção também seria fazer Yoga para aumentar sua consciência corporal e voltar a atenção para dentro de si. Algum tipo de luta pode ajudar a liberar as tensões e relaxar. Vale até cantar, ler um livro, dar uma voltinha no parque com o cachorro, para curtir a natureza e relaxar. Dedique-se a uma atividade que seja prazerosa para você e te ajude a relaxar.

7) Acalme-se com bebidas e alimentos naturais

Esqueça a ideia de tomar medicamentos industrializados para controlar suas emoções. Você pode controlar o estresse e a ansiedade com propriedades calmantes de plantas medicinais e alguns alimentos. Segundo o site Tua Saúde chás de camomila, passiflora, erva-cidreira, jujuba e valeriana, quando ingeridos até 3x por dia, ajudam a acalmar.

Alguns alimentos ricos em  triptofano, substância que ajuda a produzir serotonina, hormônio que aumenta a sensação de bem-estar, ajudam a reduzir o estresse e a insônia. Eles estão presentes na: banana, morango, aveia, arroz, milho, nozes, cereja, batata-doce, entre outros.

  • Durante

8) Coloque-se no lugar do entrevistador

Não pense que o entrevistador é seu inimigo e está lá para te ferrar. Pelo contrário, ele procura o melhor candidato para preencher a vaga conforme as necessidades da empresa. Coloque-se no lugar dele, agradeça o tempo que ele reservou para você, respeite esse tempo, ou seja, não fique contando histórias que não sejam pertinentes ao momento. Ao ter empatia pelo outro e vê-lo como um profissional que está realizado seu trabalho, você se acalma.

9) Primeiro ouça e só depois fale

Tanto no telefone, quanto pessoalmente é importante que primeiro você ouça tudo que ele tem a dizer, avalie a melhor forma de responder, elabore uma resposta e só aí fale de forma assertiva. Não tenha pressa, de responder qualquer coisa, de qualquer jeito e assim perder muitos pontos. Dessa forma, você se sentirá mais seguro.

10) Sorria 

Se durante a entrevista você sentir que bateu aquele nervosismo que você não consegue controlar: sorria. Ao sorrir o cérebro é forçado a pensar que a pessoa está feliz.  Isto pode fazer com que você se sinta menos tenso.

5 atitudes que podem comprometer sua entrevista de emprego

Veja também

8 dicas para escrever bem seus e-mails corporativos

5 atitudes que podem comprometer sua entrevista de emprego

As dicas que você precisa para escolher o estágio perfeito

5 dicas para lidar com distrações no trabalho

5 palestras que vão mudar sua visão sobre o sucesso e a carreira

Os piores erros que podem ser cometidos no início da carreira