Os benefícios físicos da ioga podem ajudar a combater alguns desconfortos e o cansaço das viagens mais longas. Pesquisa comprovam que praticar ioga melhora o sono e é uma dádiva absoluta para circulação durante as muitas horas de estrada.

Com ajuda do pessoal do Hostelworld, listamos dez hostels que oferecem aulas de ioga e outras atividades alternativas que vão jogar suas taxas de endorfina lá no alto!

Trindade Sea e Forest Hostel (Paraty - Rio de Janeiro)

Créditos: Divulgação/Hostelworld

Aula de ioga no Trindade Sea e Forest Hostel

Você sabe que acertou quando o quintal do seu hostel é uma praia de areia branca e seu vizinho é uma floresta tropical chamada Mata Atlântica! Imagine a cena: você acorda de um sono tranquilo em sua cabana de madeira e passeia até a varanda para um café da manhã grátis. Em seguida, faz um pouco de ioga na selva (enquanto observa tucanos passarem por você) e depois vai para a animada vila de Trindade para uma cervejinha no início da noite e uma conversa com os moradores.

Freehand Miami Hostel e Hotel (Miami – EUA)

Créditos: Divulgação/Hostelworld

O Freehand Miami oferece aulas de ioga na praia

No Freehand Miami o hedonismo é a alma do negócio, e por isso o hostel atrai uma galera bem sociável e descontraída. Comece a semana com o mantra de ioga da segunda-feira na praia, seguido por um happy hour no bar do hostel, o premiado The Broken Shaker. Depois disso você ainda pode fazer uma sessão rejuvenescedora de desintoxicação do fim de semana, seguida por aulas de salsa e da festa Chocolate Shaker na piscina aos domingos.

Solscape Eco Retreat (Raglan - Nova Zelândia)

Créditos: Divulgação/Hostelworld

Solscape Eco Retreat oferece hospedagem em cabanas

O nome diz tudo: retiro ecológico! Você vai encontrar atividades alternativas e ioga em todos os cantos do Solscape Raglan, como slow flow e yin yang. Você pode escolher entre aulas individuais ou pelo pacote de atividades do retiro. Há diferentes opções de quartos no hostel --escolha entre ficar em um container, em uma cabana clássica neozelandesa da década de 60, um antigo vagão de trem transformado em quarto ou acampando mais próximo da natureza. Uma dica: leve ingredientes para fazer pizzas no forno a lenha da cozinha comunitária.

Hush Hostel Lounge (Istambul – Turquia)

Créditos: Divulgação/Hostelworld

Vista de um dos quartos do Hush Hostel Lounge

A ótima classificação de 9.2 dada pelos hóspedes não mente. O Hush Hostel Lounge fica em Kadikoy, um bairro moderno e descolado na margem do Mar de Mármara, também conhecido como o "lado asiático" de Istambul.

Você vai ver estúdios de tatuagem, arte de rua e alguns dos melhores bares e mercados da cidade. O Hush é um pequeno oásis de paz escondido nessa animada vizinhança, com direito a café da manhã grátis, um terraço com vista para o Bósforo e um lindo jardim, onde acontecem as aulas de ioga.

Casa Zen Guesthouse & Ioga Center (Costa Rica)

Créditos: Divulgação/Hostelworld

Aproveite as aulas de ioga diárias no deck do hostel

Ioga, surfe e praia. Em poucas palavras, a vida é doce no Casa Zen. O hostel fica a poucos minutos de caminhada da famosa Playa Santa Teresa, e tudo que tem de fantástico na natureza está lá perto, como cachoeiras e lugares para fazer passeios a cavalo. Aproveite as aulas de ioga diárias no deck do hostel, e se você curte exercícios de alta intensidade, os hóspedes recomendam as aulas de Cárdio Fit. O Casa Zen também cuida da sua alimentação com café da manhã gratuito e duas cozinhas comunitárias completas, com direito a liquidificador para fazer suas vitaminas naturais!

Caveland Karterados (Santorini – Grécia)

Créditos: Divulgação/Hostelworld

Vista de um dos quartos do Caveland Karterados

Tá sentindo o cheirinho? É o aroma perfumado das laranjas, peras e pistaches que cercam esse hostel delicioso. O Caveland fica no coração de Santorini, mas fora dos lugares mais cheios, um complexo grego de 8 espaços alojados em uma antiga vinícola do século 18. Por acaso, os donos são instrutores de ioga e oferecem aulas no terraço com vista para o Mar Egeu. É perfeito para quem procura um santuário de paz com café da manhã, jantares e churrascos para socializar com outros viajantes.

Jam Hostel (Barcelona – Espanha)

Créditos: Divulgação/Hostelworld

Hóspedes praticam ioga no Jam Hostel, em Barcelona

Localizado no boêmio bairro da Gracia, o Jam é um excelente hostel, com ioga de alta qualidade. Eles oferecem aulas de ioga no terraço todas as manhãs, acompanhadas por um instrutor experiente e praticante da Ioga Shri Vivek -- “postura, respiração, krias, movimento, expressão, limpeza dos chakras e mantras”.

Woodah Hostel (Copenhague – Dinamarca)

Créditos: Divulgação/Hostelworld

Área para prática de ioga do Woodah Hostel

Localizado na área descolada de Vesterbro, o Woodah coloca em prática o seu mantra "ser saudável é mais importante do que ser rico" ao oferecer um hostel ecológico e tranquilo, com direito a um café da manhã orgânico. As aulas grátis de ioga são em uma pequena sala, e misturam pranayama, astanga e hatha Ioga.

USA Hostel (San Francisco – EUA)

Créditos: Divulgação/Hostelworld

Um dos quartos do USA Hostel, em San Francisco

Em uma ótima mistura, este hostel tem todas as atividades que você pode imaginar --degustação de queijos e vinhos, festas com food trucks, coro gospel, entre outras atividades.

O destaque vai para as panquecas de café da manhã e as aulas grátis de ioga todas as terças-feiras na catedral do outro lado da rua. Isso definitivamente vai equilibrar seu Yin e Yang.

Mandala Hostel (Budapeste – Hungria)

Créditos: Divulgação/Hostelworld

Interior da área social do Mandala Hostel

Sem toque de recolher ou horário de check out, esse lugar tem uma certa ‘vibe hippie’. E uma vibe zen total com atividades de ioga, espaço para meditação, massagem, redes e violões. Os banhos termais de Gellert Hill estão logo depois da esquina. Você pode reservar uma cama em dormitório ou alugar um quarto completo no novo Mandala Apartments do outro lado da rua.

E lembre-se, no Mandala Hostel, “não existe um caminho para a paz --a paz é o caminho”. Depois disso, tudo o que você precisa é uma toalha e uma garrafinha de água, e saiba de uma coisa: se você não está descalço, está vestido demais para a situação.