Temer declara guerra aos memes e notifica páginas de humor

A próxima guerra memeal será civil, com o governo de Michel Temer declarando guerra aberta aos memes. Conforme informado pelo Zero Hora, o Planalto está notificando páginas humorísticas do Facebook que reproduzem memes do atual presidente.

O jornal aponta que a onda de notificações pode estar relacionada com alguns memes do presidente de páginas da internet que apareceram ao fim do programa Fantástico, da rede Globo, no último domingo.

Michel Temer
Michel Temer

Na segunda, dia 22, o Planalto também enviou para diversos veículos canais de imagens oficiais e autorizadas da presidência, como o planalto.gov e o perfil do Flickr. O governo alega que imagens podem ser usadas para fins jornalísticos ou de divulgação e que requerem autorização prévia quando “para outras finalidades”. Vale lembrar que sátiras e paródias, nos quais os memes podem se enquadrar, são legais na legislação brasileira.

A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República se manifestou através de uma nota, dizendo que as notificações visam “democratizar o acesso ao acervo fotográfico produzido pelo departamento” e que “Não há tentativa de censura a nenhum veículo de comunicação. A mensagem sobre necessidade de autorização prévia refere-se à exploração comercial de imagens. O e-mail foi enviado pelo Departamento de Fotografia da SECOM/PR a diferentes meios de comunicação, portais e páginas de redes sociais com vista a facilitar o uso, desde que citado o crédito de autoria, de imagens oficiais do presidente da República.”