10 cachoeiras para conhecer no Nordeste

Quando pensamos no nordeste brasileiro, nossa mente automaticamente lembra de praias paradisíacas, com mares de águas cristalinas e areia dourada. Apesar dessa impressão não estar incorreta, não é apenas disso que faz dessa região um dos lugares mais exuberantes e cobiçados que ganhou destaque tanto entre viajantes nacionais quanto internacionais.

Os Estados do Nordeste reúnem ainda outros tipos de belezas naturais, como cavernas, lagoas, cascatas e manguezais, que os tornam grandes polos de ecoturismo, e também de turismo de aventura, com excelentes pontos para prática de atividades como rapel e trilhas.

Há várias cachoeiras que podem ser visitadas na região –algumas de tamanhos e intensidades imponentes e outras menores, algumas de fácil acesso e outras mais difíceis que passam em meio à vegetação nativa, mas todas igualmente deslumbrantes. Para lhe ajudar a decidir quais você não pode deixar de visitar, nós, do site de viagens Dubbi, reunimos as dez mais incríveis cachoeiras do nordeste brasileiro.

  1. Cachoeira da Fumaça

Segunda maior cachoeira do Brasil, com uma queda d’água de quase 400 metros de altura, está localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, uma das regiões mais exuberantes do nordeste e do país. O acesso até ela pode ser um pouco complicado se você quiser visitá-la pela parte de baixo, pois é necessário encarar uma trilha de vinte quilômetros que leva até três dias para completar; se preferir uma opção mais fácil, opte pela trilha de cima, pois são apenas seis quilômetros e você poderá observar sua imensa queda do topo. Recebeu esse nome por causa da cortina de vapor que se forma com o vento e com a intensidade que a água cai em seu poço natural, dando a impressão de fumaça se levantando.

  1. Cachoeira da Tiririca

Essa cachoeira está situada no santuário ecológico de Murici, no Estado de Alagoas, e é ideal para a prática de atividades de aventura como rapel e trekking devido ao tamanho de sua queda d’água, com 80 metros de altura, e às paisagens e rica biodiversidade de flora e fauna que rodeiam o local (você poderá observar diversas espécies de plantas exóticas e de aves e outros animais durante o percurso até o topo). Apesar do cenário, a trilha pode ser um pouco cansativa, com duração de cerca de uma hora e meia e sendo feita em um terreno íngreme em meio à mata ciliar.

  1. Cachoeira Bica do Ipu

Localizada no Ceará, em um pequeno município chamado Ipu, essa cachoeira despenca de uma altura de 130 metros da Serra da Ibiapaba, uma região montanhosa que também abriga nascentes de rios e forma outras cachoeiras. Seu nome significa “água que cai do alto” em tupi, mas pode ser chamada de Bica de Iracema, pois faz parte do famoso livro de José de Alencar, onde a personagem Iracema costumava se banhar. A região conta ainda com uma excelente infraestrutura para visitantes, contando com pousada, restaurante, bar e piscina, e é uma Área de Preservação Ambiental.

  1. Cachoeira da Pedra Caída

A cachoeira fica dentro de um complexo de quase treze hectares no município de Carolina, no Maranhão, conhecido como Santuário da Pedra Caída. É destinado para ecoturismo e turismo de aventura e conta com ótima infraestrutura de restaurantes, vestiários e piscinas com tobogãs, além de abrigar uma sequência de quedas d’água de diferentes tamanhos, sendo a maior e principal delas a Cachoeira da Pedra Caída, com 46 metros de altura e um poço ideal para banhos. O acesso até lá é tranquilo, feito através de uma trilha suspensa em meio à mata nativa e dentro do cânion que esconde a atração.

  1. Cachoeira do Tingidor

A cachoeira Véu da Noiva é a mais alta e uma das mais belas de Pernambuco[/img]

Essa atração é um dos principais exemplos que explicam a razão das cachoeiras da cidade de Bonito terem sido eleitas uma das sete maravilhas de Pernambuco. A maioria delas apresenta variados tipos de tamanhos e intensidades, mas a Véu da Noiva é a mais alta e uma das mais belas –não é apenas o cartão-postal da região, mas também a favorita entre os viajantes que procuram aventura, pois sua queda de 32 metros de altura faz dela o ponto ideal para a prática de rapel. Além disso, atrai os praticantes de trekking com sua trilha, que oferece nível de dificuldade um tanto alto.

Confira aqui a lista completa das dez cachoeiras mais incríveis do nordeste brasileiro.